UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

10/09/2008 - 12h00

Tire dúvidas sobre os problemas mais comuns na hora de ver filmes no micro e gravar DVDs

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Tem horas que você segue o passo-a-passo direitinho como está no tutorial, mas na hora de ver um vídeo no PC ou gravar o DVD algo sai errado. Então, veja alguns dos erros mais comuns e confira se o seu está entre eles.

Se ainda tiver alguma dúvida, mande-a para o UOL Tecnologia que ela poderá ser pauta de uma próxima matéria.


Rodo o arquivo do vídeo no PC, mas só sai som, sem imagem ou dá erro e não abre o player de vídeo
Este erro acontece normalmente por falta de codecs no computador. Os codecs são responsáveis por codificar e decodificar os diversos formatos de vídeo e áudio para serem reproduzidos por players multimídia. Para solucionar grande parte dos problemas, basta baixar um pacote com esses codificadores —o K-Lite Codec Pack é uma boa opção.

Não vejo legenda em players comuns como o Windows Media Player
Se o vídeo não veio com legenda embutida, você provavelmente teve de baixá-lo separadamente. O primeiro passo é colocar o arquivo de vídeo e de legenda com o mesmo nome, na mesma pasta. Por exemplo: video.avi e video.srt. Se ainda assim não aparecer a legenda é só baixar o VobSub ou o DirectVobSub (VSFilter). Ele é representado por uma seta verde na barra ao lado do relógio do Windows.

Baixei a legenda e o filme, mas aparecem duas legendas quando tento assistir no PC, uma sobre a outra
Podem ser dois problemas: primeiro, certifique-se de que o filme que você baixou já não vem com legenda. Se ele vier com a legenda embutida e você adicionar mais uma, acontece a duplicação. Outro problema comum é você ter instalado no computador o K-Lite Codec Pack ou o VobSub. Ele automaticamente roda a legenda junto com o filme em players com o Winamp ou o Windows Media Player. Se a opção de puxar a legenda estiver ativada no player, a legenda é acionada duas vezes causando a duplicação.

Gravei um DVD, mas não roda no meu aparelho
Você deve verificar os formatos compatíveis com seu aparelho. O formato padrão é o VOB nas pastas AUDIO_TS e VIDEO_TS. Alguns DVDs players lêem AVI com compactação DivX.

Tenho dois arquivos com o mesmo vídeo, como faço para juntá-los
Para juntar partes de um mesmo vídeo que estão no formato rar basta nomeá-los do mesmo jeito, apenas alterando o número de ordem. Exemplo: video1.rar video2.rar e clicar sobre o primeiro vídeo. Claro, é necessário ter um descompactador RAR. Se eles estão em algum formato de vídeo é necessário um software de edição como o Avid Free.

Como fazer para gravar DVD pro computador. Enviada pelo internauta Rogério de Batatais/SP
Para gravar do DVD para o computador use programas como o DVD Shrink.

Quando vou passar o vídeo gravado na televisão a imagem fica fullscreen e não com as faixas pretas em cima e embaixo. Enviada pelo internauta Bruno de Guarulhos/SP
Você deve especificar o aspect ratio no momento da conversão do vídeo, widescreen é 16:9. Se o vídeo está em 4:3, defina as margens.

Quero gravar um vídeo em duas partes em um DVD, a legenda se acopla automaticamente ao filme. Enviado pelo internauta Maico de Goiânia/GO
Se você colocar os vídeos na mesma ordem que as legendas, os programas reconhecem os arquivos correspondentes.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host