UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

20/02/2010 - 08h00 / Atualizada 20/02/2010 - 08h00

Saiba como ler e-books mesmo sem ter um equipamento como o Kindle

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia

Após o lançamento do Kindle, o mercado de e-readers (leitores eletrônicos) cresceu consideravelmente: tanto é que uma série de equipamentos foram apresentados durante a CES 2010, realizada no início do ano em Las Vegas. No entanto,  há poucas opções no país e as que têm ainda são caras (o Kindle sai por cerca de 1 mil e o Cool-er custa R$ 750). Uma solução para contornar a situação é ler e-books no próprio computador ou em  smartphones. Confira abaixo algumas dicas de programas que cumprem essa função:

Pelo computador
Ainda que algumas pessoas não gostem de ler no computador, há pessoas que não veem problema em ler diante do monitor. Até por que, diferente de boa parte dos e-readers, os computadores têm telas coloridas, o que torna a leitura de alguns livros, quando tem imagens, mais interessante.

Fique por dentro dos formatos de livros eletrônicos
PDF – formato proprietário da Adobe. É um dos mais utilizados
ePUB – sigla de Eletronic Publication (Publicação Eletrônica). O formato não tem proteção de DRM (Gestão de Direitos Autorais, em português)
AZW – formato proprietário utilizado para o Kindle. Os e-books da Amazon só utilizam esse formato
PRC/PDB - extensões utilizadas em dispositivos Palm

Kindle for PC
Com esse intuito, a Amazon, que fabrica o Kindle, disponibilizou um programa, o Kindle for PC, para a leitura de livros baixados na loja de comércio eletrônico. Após fazer um cadastro no site, o programa dá acesso direto à divisão destacada para a parte de e-books, porém o programa só lê arquivos com a extensão AZW, que é um formato proprietário para o leitor digital americano. Para contornar o problema, já há formas de transformar títulos PDF para o AZW. Um exemplo disso é o programa Calibre, que faz esse processo de conversão.

Outras alternativas
Em contrapartida, há ainda os formatos PDF e ePUB, com milhares de títulos gratuitos disponíveis em sites como o Google Books ou o Domínio Público. Para ler arquivos PDF, é necessário baixar algum leitor deste tipo de extensão. Há várias opções como: Adobe Reader, Foxit Reader, o Sumatra PDF, entre outras. Todas essas são gratuitas.

O formato ePUB, que promete ser uma espécie de MP3 do mundo dos livros digitais, sobretudo por não ter DRM (Gestão de Direitos Autorais, em português), também é largamente utilizado por sites de e-books. Para ler arquivos com essa extensão tem o FBReader e o Digital Editions, da Adobe. Muito mais que um leitor de arquivos, o Digital Editions é uma espécie de gerenciador de e-books. O programa organiza os livros em “prateleiras” e também lê arquivos PDF.

Smartphones
Para os que não se incomodam com o tamanho de tela reduzido, alguns smartphones oferecerem programas para leitura. Alguns são específicos para leitura como o iSilo ou o Kindle e outros, como o Adobe Reader Mobile só leem PDF.

E-book no smartphone

  • Reprodução

    Tela de um iPhone, rodando a versão do Kindle para celular

iPhone
Para quem não quer comprar um e-reader como o Kindle ou o Cool-er, pode optar em ler livros eletrônicos no  smartphone. Para usuários de iPhone tem algumas opções de programas: o Kindle for iPhone, que inclusive permite o download de livros; o iSilo, o PDF Reader e o Documents to GO. Esse último, além de ler PDF, edita arquivos do Word e do Excel. Há também opções gratuitas como o Good Reader Lite e o eReader. Todos disponíveis na iTunes AppStore.

Symbian
Os usuários com telefones Symbian podem baixar leitores de livros eletrônicos como os gratuitos eReader (lê PDF e ePUB) e Adobe Reader ou o Documents to GO, que é pago e conta com uma série de aplicativos que transformam o smartphone em um escritório: o programa lê e edita arquivos PDF, DOC, XLS. Algumas versões até editam apresentações do Power Point.

Windows Mobile
Para o sistema da Microsoft está disponível o Mobipocket. O programa permite configurar o espaçamento das linhas do texto e realizar buscas, porém ele usa o formato PRC, comum em dispositivos Palm. No site do aplicativo há uma série de títulos disponível para download.

Com o mesmo estilo e suportando mais formatos há também o iSilo e o eReader.

Android
Um dos aplicativo para leitura de livros em celulares com sistema Android é o Aldiko. O programa, que pode ser baixado gratuitamente na Android Market, quando conectado à internet, disponibiliza uma série de livros ePUB para download.

Para acessar a lista completa e atualizada de aplicativos Androids, o usuário deverá acessar a loja de aplicativos direto do celular com o sistema. Caso contrário, só será possível visualizar alguns aplicativos.

Blackberry
Recentemente, a Amazon disponibilizou o Kindle for Blackberry para usuários americanos. Até o momento não há previsão para que o programa fique disponível no Brasil. Porém, a Blackberry mantém uma loja de aplicativos, parecida com a iTunes Store e a Android Market, onde podem ser buscados e-readers. A Blackberry App World conta com programas pagos como o BeamReader PDF Viewer e o Documents to Go. Gratuito tem o  WattPad, que dá acesso a mais de 200.000 e-books.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host