UOL Notícias Tecnologia

09/12/2004 - 16h15

Excel - Como fazer gráficos bem explicados

Da Redação
Dicas > Excel
« Voltar
Além das planilhas, outro recurso muito importante -e muito popular- do Excel é a composição de gráficos. O programa permite gráficos de praticamente qualquer formato: linhas, barras, pizza e outros. Veja como obter gráficos mais detalhados e bonitos:

Crie e defina o gráfico
  • Selecione os dados que deseja no gráfico;

  • Clique sobre o botão Auxiliar Gráfico, na barra de ferramentas;

  • Mantenha pressionado o botão do mouse e selecione a área que será colocada o gráfico;

  • Após definir a área, surgirá a tela da primeira janela do Auxiliar Gráfico com o intervalo selecionado. Clique no botão Avançar;

  • Na segunda janela do Auxiliar Gráfico, escolha o tipo do gráfico que deseja usar. Clique em Avançar;

  • Na terceira janela, escolha a forma que o gráfico terá. Clique em Avançar;

  • Na quarta janela, é possível alterar onde o gráfico será exibido. Clique em Concluir.


    Suavize
    O Excel possui um recurso para suavizar linhas muito angulosas em gráficos. Para isso, clique duas vezes na linha de gráfico que deseja. Você irá ver a opção "Linha Suavizada" no campo Padrões da caixa de diálogo.

    Identifique melhor
    É possível descrever um gráfico de pizza de maneira melhor dispensando as legendas e rotulando de maneira mais precisa cada fatia. Para isso, escolha Mostrar Rótulo e Porcentagem no campo Rótulo de Dados, que fica na terceira janela de diálogo do Assistente de Gráfico. Vá para a seção Legenda e desative a caixa Mostrar Legenda.

    Sem confusão
    Se você usar um gráfico combinado de linhas com escalas muito diferentes nos dois eixos (exemplo, vendas de um produto comparadas com as vendas de toda a empresa), é bom usar recursos visuais para indicar qual eixo pertence a qual linha. Para isso, use os recursos de formatação para dar cores iguais aos eixos e suas linhas, por exemplo.

    Opções que ajudam
    Use a caixa de diálogo "Opções de Gráfico" para fazer testes com a apresentação do gráfico. Você pode descobrir formatos que ajudem a visualizar melhor o que precisa ser explicado.

    Gráfico rápido
    Para criar um gráfico com base em uma seqüência de células, selecione o conjunto e tecle F11.

    Trabalhando com pizzas
    As fatias de um gráfico de pizza podem ficar juntas ou separadas. Se você precisa separar uma delas para destacar alguma informação, clique na fatia desejada, aguarde um pouco e clique novamente. Agora é possível separá-la das outras.
  • Compartilhe:

      Últimas Notícias

      Hospedagem: UOL Host
      Dicas > Excel Excel - Como fazer gráficos bem explicados%>