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10/01/2005 - 20h25

Word - Dicas básicas

Da Redação
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Tem espaço demais
Para tirar espaços em branco em texto colados do e-mail, use o recurso AutoFormatação:
No menu Formatar, clique em AutoFormatar e dê OK.

Copiar sem formatação
Muitas vezes, quando copiamos e colamos um texto, principalmente da Internet, ele vem acompanhado de caracteres estranhos ou formatação esquisita. Como fazer para ter só o texto? Selecione o texto a ser copiado e pressione CTRL + C para copiá-lo. Abra o Word e posicione o cursor no ponto onde será colado o texto copiado. Clique no menu Editar e depois em Colar especial. No campo "Como", selecione a opção "Texto não formatado" e depois clique em OK.

Com a cara do original
Você perde o seu precioso tempo formatando seu documento, escolhendo layout e fontes especiais, daí o envia para o seu chefe pensando que vai impressioná-lo. Só que quando ele abre o documento, nada daquele visual caprichado aparece. O que fazer? Salvar o documento de modo a incorporar nele todas as características originais desejadas. No menu "Arquivo", clique em "Salvar Como" e, na caixa de diálogo, no botão-menu Ferramentas, clique em Opções Gerais (Opções de Salvar, no Word XP). Nas opções que aparecem, marque a caixa "Incorporar Fontes TrueType".

Ganhe tempo na edição
Para selecionar uma frase inteira, aperte a tecla CTRL enquanto clica com o mouse em qualquer ponto da frase. Para selecionar uma palavra, dê um duplo clique de mouse sobre ela. Para passar rapidamente de um documento para outro, pressione CTRL + F6. Para selecionar um parágrafo inteiro, dê um clique triplo em qualquer ponto do parágrafo.

Tranferir objetos
Esta dica do "Guia Info Word" é bastante útil para quem trabalha com edição de textos: "O Word 2000 oferece um recurso para mover de uma só vez múltiplos itens espalhados num documento. Admita que você tem um texto de cinco parágrafos. Ao revisar o que escreveu, você decide que os parágrafos 1 e 3, nessa ordem, devem ser transferidos para o final do texto. Selecione o parágrafo 1 e pressione CRTL + F3. Esse recurso vale para texto e também para outros objetos no documento, como imagens e desenhos".

MAIÚSCULAS e minúsculas
Para transformar as letras de uma palavra em maísculas ou minúsculas, selecione a palavra ou frase desejada e tecle Shift + F3 para alternar entre tudo maiúsculo, tudo minúsculo e só iniciais maiúsculas.

Salvar tudo
Você tem vários documentos abertos e quer salvar e fechar tudo de uma vez? Então, pressione a tecla SHIFT enquanto clica no menu Arquivo e depois em "Salvar tudo". Para fechar tudo, repita a operação e escolha "Fechar tudo".

Reduzir para caber
Quando redigimos uma carta, um relatório ou outro documento é comum acontecer de algumas poucas linhas correrem para a segunda página. Além do desperdício de papel, não é muito elegante um documento com uma página praticamente em branco. Em vez de perder tempo testando outras fontes ou tamanhos, deixe que o próprio Word resolva o problema. Basta acionar a opção Arquivo/Visualizar Impressão e clicar no botão "Reduzir para Caber"

Copiar num piscar de olhos
Para copiar um texto inteiro dentro de outro não é preciso abrir o documento desejado, selecioná-lo e depois copiá-lo para o outro documento. Você pode fazer isso, claro, se tiver tempo. Mas um modo de fazer isso rapidamente é usando o recurso "Inserir arquivo". Posicione o cursor no ponto do texto onde você deseja inserir o arquivo. No menu Inserir, escolha Arquivo e localize e selecione o documento desejado. Clique em OK.

Arquivo corrompido
Embora seja incomum, pode acontecer de o modelo Normal.dot, em que estão gravadas as configurações-padrão do Word, ser corrompido. Caso isso aconteça, é bem simples consertar o problema. Localize o arquivo (use o Iniciar-Localizar do Windows) e o renomeie para Normal.old. Agora, ao abrir o Word novamente, ele irá criar um novo Normal.dot. Claro que todas as suas configurações (fonte, parágrafo, idioma etc) serão perdidas.

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