O Excel possui vários recursos que agilizam a navegação dentro das planilhas e a edição do conteúdo. Veja algumas dicas para dominar essas funcionalidades:
Mudança de direçãoNem sempre você deseja que a tecla Enter vá para a célula de baixo. Para modificar isso, vá ao menu Ferramenta-Opções-Editar. Agora clique em "Mover seleção após Enter" e escolha a direção desejada.
Listas prontasSe você lida com listas repetitivas, uma solução é criar modelos que se completam sozinhos:
Vá ao menu Ferramenta-Opções-Listas;
Clique em Adicionar;
Digite os elementos da lista. Exemplo: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai;
Dê OK;
Digite o primeiro elemento da lista em uma célula;
Coloque o cursor no canto inferior direito da célula. Ele vira uma cruz;
Agora arraste o mouse para baixo ou para lado e a lista irá ocupar as células.
Localize-se
Se a pasta possui muitas planilhas, as abas de acesso a algumas não ficam visíveis. É preciso que o usuário clique repetidamente nas setas localizadas à esquerda das abas, até encontrar a planilha desejada. Para localizar rapidamente planilhas fora de vista, basta clicar com o botão direito do mouse nessas setas. Assim, o Excel apresenta um menu com a lista completa das planilhas.
Hiperlinks
Se você precisa ficar mudando de uma pasta para outra ou de planilhas constantemente, é possível ganhar tempo usando Hyperlinks. Para fazer isso, clique no menu Inserir-Hyperlink e aponte para outras planilhas e pastas de trabalho ou ainda para outros documentos no computador, rede ou até na Web.
Direto da Web
É possível copiar uma tabela disponível na Internet e editá-la no Excel. Para isso, selecione a tabela na página Web e arraste-a até a planilha.
Colando texto
Nem sempre colar um texto do Word sai como se deseja, e perde-se muito tempo fazendo ajustes para encaixá-lo direito. Para evitar isso, cole o texto como figura:
Selecione o texto no Word e copie (Ctrl+C);
Na planilha, posicione o cursor onde quer colar o texto;
Mantenha pressionada a tecla Shift e clique no menu Editar;
Clique no comando "Colar figura";
O texto será colado como figura e poderá ser redimensionado ou mudado de local. Para editá-lo, é só dar um duplo clique na figura.
Mudança em bloco
Para mover toda uma região para outro local da planilha, selecione com o mouse esse grupo. Agora clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer borda da região -o cursor mudará para uma seta. Mantenha pressionado o botão enquanto move a região para o novo local e solte o botão do mouse.
Selecionar fórmulas
Se você precisa selecionar todas as células da planilha que contém fórmulas, faça o seguinte:
Tecle F5;
Na caixa de diálogo "Ir para" clique no botão Especial;
Na caixa de diálogo "Ir para especial", clique em Fórmulas e em OK;
Para exibir as fórmulas das células em lugar dos valores tecle Ctrl+J;
Tecle Ctrl+J novamente para reexibir os valores.
Longe de curiosos
É possível proteger planilhas para que ninguém possa ler, ou então para que o conteúdo não seja editado. Para fazer isso:
Vá ao menu Ferramentas-Opções;
Clique na aba Segurança;
Escolha o nível de proteção: Proteção, que impede a planilha de ser aberta sem a senha, ou Gravação, que impede modificações.