UOL Notícias Tecnologia

09/11/2007 - 10h23

Programas alinham fotos e criam panorâmicas

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
O Autostitch é um programa simples que junta automaticamente as fotos criando panorâmicas. Você pode tirar fotos de várias partes da imagem, não precisa seguir uma linha na horizontal ou vertical. Na versão gratuita não é possível fazer fotos em 360º, mas ele disponibiliza várias opções para a criação da imagem final. Você pode ajustar o tamanho da foto final, quanto ela será mesclada, o ajuste de cores e a orientação da imagem. Apesar disso, não é possível marcar pontos ou mover as fotos para uma melhor combinação. Nos testes realizados, ele conseguiu unir perfeitamente as imagens, não sendo necessária uma intervenção manual.

Veja como criar panorâmicas com o AutoSititch

Para criar fotos em 360º além de panorâmicas você pode usar o Ulead Cool 360 ou o Panorama Maker. Em fotos em 360º é possível navegar pelas fotos, como se você realmente estivesse em um ponto e pudesse ver tudo a sua volta. Em geral, essas fotos são salvas em arquivos MOV ou AVI (do QuickTime) e com o uso no mouse você percorre a imagem. Eles podem ser disponibilizados na Internet ou enviados por e-mail, por exemplo.

O Ulead Cool 360 (na versão de teste) possui um auxiliar passo a passo para a criação das fotos panorâmicas. Ele permite que você escolha se quer fotos retas ou em 360º, dê um nome para o projeto e adicione uma pequena descrição. Depois, você deve escolher as fotos, navegando pelas pastas. Ele dá opções de adicionar todas as fotos ao mesmo tempo, rotacioná-las, aumentar e diminuir o zoom e ainda inverter a ordem. Você escolhe o tipo de câmera usada para tirar as fotos, se quer que as imagens sejam distorcidas e misturadas e, então, o programa agrupa as imagens. Você pode ainda arrastar as fotos para um melhor ajuste entre elas, além da possibilidade de mudar cor, saturação e rotação. Apesar desse ponto favorável, não dá para escolher o tamanho final da foto (e o soft gera imagens em baixa qualidade). Mas ele dá opções de salvamento conforme a utilização —apenas salvar, e-mail, Internet, impressão, proteção de tela e executável.

Veja videotutorial que ensina como criar pans com o Ulead

O Panorama Maker, em sua versão shareware, permite a criação de fotos panorâmicas na horizontal e vertical (junta no máximo 16 fotos) e também de imagens em 360º. Você escolhe as fotos que irão compor a panorâmica o tamanho do arquivo final (original, 1/4 ou 1/6 do tamanho). Ele dá a opção de colocar as imagens na ordem que ficarão na panorâmica manualmente ou em modo de automático. Quando você indica que irá fazer uma foto em 360º, ele mistura e deforma as imagens de tal modo que elas não ficam em linha reta, o que pode gerar pretos na hora de gerar o arquivo final. Para evitar que isso ocorra, você pode escolher a opção horizontal e salvar a foto em 360º. O programa permite ainda uma pré-visualização da foto final antes de salvá-la (e você pode alternar entre foto plana ou em 360º).

Veja como criar panorâmicas com o Panorama Maker

O novo Photoshop C3 possui ferramentas especiais para a criação de panoramas. Ele lê as imagens e junta pontos iguais, mistura as fotos e equaliza as cores. É possível ainda eliminar elementos que "atrapalham" as fotos, como turistas em frente ao ponto turístico ou um barco que resolve passar bem na hora que você está tirando fotos do Parlamento britânico.

Veja como criar panorâmicas com o Photoshop CS3

Os softwares 360 Panorama Professional e o Panoweaver também fazem o trabalho. O 360, inclusive, permite adicionar hotspots às imagens e possui boa qualidade de imagem final. Entretanto, na versão trial ambos inserem o nome do programa nas imagens, o que fez com que perdessem pontos no teste.

Nenhum dos programas permite criar imagens nas quais você pode andar, como acontece no Google Earth, mas já é um grande barato poder dar um giro completo pela foto.

Quais softs você usa para mexer em suas fotos? Compartilhe

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Autostitch é um programa simples que junta automaticamente as fotos criando panorâmicas. Você pode tirar fotos de várias partes da imagem, não pre%>