UOL Notícias Tecnologia

13/11/2007 - 07h00

Ganhe tempo no Word com seleção de dicas e videotutorial

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
Final de ano, época de fazer trabalhos finais da faculdade e relatórios para o trabalho. Você invariavelmente vai se deparar com o Word. Mas o que teoricamente era pra facilitar seu trabalho pode causa muita dor de cabeça —escrever é fácil, mas formatar o texto, inserir gráficos ou numeração automática de páginas pode ser complicado.

Você domina o Word? Troque dicas

Por isso, o UOL Tecnologia selecionou algumas dicas passo a passo em texto e vídeo para você não se desesperar. Aqui você aprende como colocar índice, numeração nas páginas, estilos e gráficos e tabelas.

Outra coisa que facilita muito o trabalho são as teclas de atalho. Por exemplo, ao selecionar todo o texto e pressionar as teclas CTRL e barra de espaço, você remove toda a formatação. Já com Shift F5 você volta para o último trecho de texto editado.

Veja mais atalhos e conte qual é o seu favorito

Outra dica legal na hora de editar textos no Word é dividir a janela em duas partes. Assim, você tem em uma parte a tela com o que quer copiar, por exemplo, e na outra o lugar onde quer colar o texto, sem precisar ir o tempo todo de um lugar para outro. Para isso, basta ir ao menu Window > Split (Janela > Dividir) e marcar onde quer separar as janelas. Para voltar a uma janela só, vá a Window > Remove Split ( Window > Remover Divisão).

Você já copiou um texto e ele veio todo quebrado em linhas? Você pode apagar linha por linha com backspace ou delete ou então usar um truque simples. Clique em Edit > Replace (Editar > Substituir) e marque "^l" na caixa localizar e deixe o campo substituir em branco. Então, aperte substituir tudo. O Word remove todas as quebras de linha manuais. Você pode também usar "^p" para retirar as marcas de parágrafo, enquanto "^t" remove a tabulação.

*Foi usada a versão 2003 do Word em inglês.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host