UOL Notícias Tecnologia

24/06/2009 - 07h01

FormatFactory é simples de usar; Quick Media Converter é compatível com mais extensões

Sérgio Vinícius | Para o UOL Tecnologia
Um bom software conversor de arquivos multimídia deve ter três características fundamentais: boa velocidade, facilidade de operação e alta gama de compatibilidade entre extensões. Partindo deste princípio, os programas avaliados FormatFactory e Quick Media Converter se saem muito bem - e com outra característica atraente: são gratuitos.

Do ponto de vista de velocidade, ambos os programas se equivalem. Durante os testes, detectou-se que, para o quesito velocidade, não importa o formato de entrada e saída dos arquivos, mas o tamanho de cada um deles. Conversões de arquivos de 1 MB foram realizadas em, em média, 3 segundos.

De 2 MB, em 6 segundos. O tempo, em geral, aumentou proporcionalmente, de acordo com o tamanho do objeto a ser transformado - para as avaliações, foi usado um PC Core 2 Duo, de 3 GB de RAM, dotado de Vista Home Premium.

Do ponto de vista de usabilidade, por outro lado, quem se destacou foi o FormatFactory. Com uma interface principal de fácil uso, bastam quatro cliques para transformar qualquer arquivo. Do lado direito da tela, escolhe-se o formato que deseja ser transformado. Depois, abre-se uma tela, na qual o usuário encontrar o arquivo no computador. Com ele marcado, basta clica no botão Iniciar para que a transformação seja iniciada.

Com uma interface um tanto mais complicada, o ponto que mais chama a atenção no Quick Media Converter é a quantidade de extensões com que trabalha. Entre outros, o programa trabalha com FLV, AVI, DIVX, XVID, MOV, MPEG, MPEG 2, MP3, MP4, MPEG4, Real Media, TS, Quick Time, PSP, iPod, iPhone, WMV, VCD, 3GP, 3G2, M4A, AMR, H264, H263. São, pelo menos, 10 opções a mais de personalização do que o concorrente FormatFactory.

Por fim, entre outros diferenciais do FormatFactory, se destaca a sua capacidade de converter outros arquivos além de áudio e vídeo, como imagens em geral. Já o Quick Media Converter tem como ponto forte suas configurações avançadas, que permitem ao usuário até realizar pequenas edições de vídeo e trabalhar com legendas.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host