UOL Notícias Tecnologia

05/10/2007 - 08h00

Conheça os softs que trazem a TV para o PC

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
Está cada vez mais acirrada a disputa entre os softwares que transmitem TV pela Internet. Nesta semana, duas notícias movimentaram a cena — o Joost foi aberto oficialmente para o público, após extensa fase de teste (em que o download era feito apenas por pessoas convidadas), e a Adobe lançou seu Media Player como um completo programa de TV para o computador.

Seguindo a onda, no começo de setembro a Microsoft lançou o Silverlight pra concorrer com o Flash, da Adobe, que hoje reina como principal formato para embutir vídeos a páginas da Internet. Mas o soft da empresa de Bill Gates promete mais ferramentas de interatividade, e deve fazer algum barulho na Web.

Confira abaixo lista uma seleção de dez programas que trazem o melhor (e o pior) da TV para dentro do seu PC. Mas, lembre-se dos direitos autorais antes de sair retransmitindo a programação dos canais —parte do conteúdo disponibilizado por estes programas não é oficial.

Adobe Media Player
Player que reproduz e agrega vídeos da Web em Flash. Ele recebe os filmes por RSS e os separa em categorias. Possui catálogo com vídeos, salva, organiza e reproduz arquivos. Tem proteção contra cópia ilegal e anúncios em alguns vídeos.

Babelgum
Programa traz vídeos profissionais por streaming. É dividido em nove canais, basicamente voltados para o jornalismo, com documentários, notícias e blogs. O soft baseia-se na publicidade embutida ao conteúdo para estimular produtores independentes. Você ainda pode construir um canal apenas com seus programas preferidos.

Joost
Dos mesmos criadores do Skype e do Kazaa, o programa busca disponibilizar conteúdo oficial. Para isto, fez acordos para que canais e produtoras como Warner Brothers, Paramount Pictures, MTV e CBS publicassem seus programas. Os vídeos são transmitidos por streaming, com alta qualidade de áudio e imagem. Outro ponto forte é o soft ter diversas ferramentas de interatividade.

MaxTV
Programa francês de transmissão de canais pela Internet. Usa rede P2P e streaming para enviar os vídeos que podem ser agendados, gravados e adicionados aos favoritos. Você assiste a filmes, jogos, músicas e jornais em seu player padrão.

Miro
Antigo Democracy, o programa oferece busca e download de vídeos da Internet. Traz um guia com mais de 2.000 vídeos gratuitos e você pode assinar RSS para receber mais arquivos.

Octoshape
Cliente P2P que transmite canais de áudio e vídeo online. Você assiste aos vídeos no seu player padrão com boa qualidade de imagem. O programa precisa que alguém capture os filmes e os retransmita pela rede. É possível encontrar canais conhecidos da Europa como RTV e 24H TVE, além de materiais independentes.

Sopcast
Programa com grande variedade de canais de TV que podem ser vistos ao vivo. Você pode assistir e enviar vídeos pela rede P2P, configurar seus próprios canais e ajustar a qualidade da imagem. Um dos poucos que tem canais brasileiros.

TVAnts
Software chinês indicado principalmente para a transmissão ao vivo de jogos, em especial futebol. É comum encontrar os canais ESPN, Eurosport e CCTV5, porém a disponibilidade dos canais depende da transmissão por parte dos usuários pela rede P2P. Aceita também vídeos em MMS, RTSP ou HTTP.

TVU
Este programa permite a transmissão em tempo real de canais como CBS, Sci Fi, ABC News, Fox News, entre outros, pela rede P2P. Enquanto você vê um vídeo, também o está transmitindo para outras pessoas. Você encontra facilmente séries e programas jornalísticos. É possível transmitir produções pessoais ou capturadas da TV.

Vuze
Versão evoluída do Azureus, este programa baseado em Java permite baixar e visualizar vídeos por meio da rede bit torrent. Possui 12 canais oficiais entre eles a BBC, vídeos raros e séries de TV. O diferencial são as imagens em alta resolução e a facilidade de uso. Nos EUA, possui sistema de locação de vídeos online.

Para capturar as imagens da TV, você precisa de uma placa de vídeo e de programas como o Kastor! TV que gravam o conteúdo que passa na TV. Este programa ainda integra-se com a Web e disponibiliza informações sobre o conteúdo.
Leia Mais
Joost oficializa serviço de TV online
Neste ano, 4 softs apresentam armas

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host