UOL Notícias Tecnologia

28/05/2008 - 07h00

Defenda-se dos espiões virtuais com 10 softs antispyware gratuitos

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Uma pesquisa divulgada no final do ano passado pela empresa de britânica TI Prevx mostra que um em cada seis computadores no mundo tem, pelo menos, um tipo de software espião— conhecido como spywares— instalado na máquina.

Diferente dos vírus, que são criados com o propósito de danificar o PC ou a rede do usuário, os spywares também são programas instalados no computador sem permissão, mas com o objetivo de roubar dados ou monitorar o comportamento do usuário durante sua navegação pela Internet.

NAVEGUE PELO TEMA
Arte/UOL
Clique nos links para navegar pela matéria
ANTIVÍRUS ONLINE: FAÇA O TESTE
SEU CELULAR ESTÁ SEGURO?
Se o seu computador anda com o desempenho lento e o número de pop-ups com propagandas não solicitadas "pipocam" no browser, é hora de colocar um bom caçador de espiões— os antispywares— para trabalhar.

Boa parte dos antivírus recentes já trazem essa função, mas existem soluções especializadas em fisgar apenas esse tipo de praga. Veja uma seleção de 10 softs gratuitos e escolha o seu.

Arovax
Com um layout simples e organizado, o programa oferece duas opções de varreduras: por todo o disco rígido ou em pastas selecionadas. Se a estrutura de algum arquivo for modificada durante a faxina, é possível reverter o documento com problemas.

AVG Anti-Spyware Free
Com opções em português, o programa tem interface fácil de usar com opções de escaneamento e atualização automática. As pragas são armazenadas em 'quarentena' ou são excluídas na hora, de acordo com suas preferências. Na biblioteca do AVG, encontram-se mais de 650 mil pragas digitais cadastradas, o que facilita na hora de detectar uma ameaça em sua máquina.

ClamWin Free Antivirus 0.93
Em código aberto, o ClamWin faz a remoção automática de arquivos infectados do seu e-mail, também detecta vírus. Como muitos outros programas antispywares, o ícone do ClamWin fica na barra de tarefas, ao lado do relógio do Windows.

McAfee SiteAdvisor
O plug-in fica na barra de ferramentas dos navegadores de Internet e tem atualização automática. Quando você faz buscas pela Web, o aplicativo indica, ao lado do link, se o endereço é seguro. Para simplificar a identificação, o ícone muda de cor de acordo com o nível de confiabilidade da página que você está visitando.

Spybot - Search and Destroy 1.4
Além de detectar e destruir spywares, o programa fornece uma lista com todas as informações das ameaças detectadas, inclusive qual software ou site as instalou e quem é o desenvolvedor. Algumas pragas espiãs podem ser bloqueadas antes mesmo de serem instaladas. O Spybot também remove as informações sobre o uso do computador, eliminando vestígios de navegação, busca no HD, entre outras.

SpyCatcher Express 2007 4.5.2 build 51
Com três modos de proteção: alto, normal ou personalizado o programa faz varreduras automáticas em seu sistema ou agendadas. Analisa a memória RAM, registro e pastas de arquivos. Após encontrar a praga, o programa envia um alerta e a remoção é feita automaticamente.

DADOS DOS ESPIÕES
Três em cada 20 spywares são especialistas em roubar senhas
97% dos usuários não sabem identificar uma contaminação
Um em cada seis computadores do mundo estão infectados
A cada dia, o número de spywares aumenta em uma média de 7,5 mil novas pragas
SpywareBlaster 3.5.1
O SpywareBlaster previne a instalação de pragas, entre elas adwares e dialers em seu computador. Com interface simples, o programa traz um um tutorial que ensina como ativar todas as proteções— como para os browsers IE e Firefox— e como fazer a atualização. Também traz um sistema que restaura as configurações de navegadores e pode impedir o carregamento de animações em Flash no IE e cookies de rastreamento.

Spyware Terminator 2.2.1.433
Alojado ao lado do relógio do Windows, o programa detecta automaticamente programas ou sites suspeitos e os transfere para um local especifíco (Quarentena) que os impossibilita de realizar qualquer tarefa até que sejam removidos. Outro ponto positivo do programa é que ele suporta o idioma português.

SUPERAntiSpyware
Após fazer a varredura do sistema, o software oferece a opção de restaurar os sistemas modificados pelas pragas. Assim como a maioria dos programas, o SUPERAntiSpyware também detecta adwares, malwares, trojans e keyloggers. Você pode programar varreduras semanais, rápidas, completas ou personalizadas.

WinCleaner AntiSpyware 5.58
Leve (apenas 1,9 MB), o WinCleaner escaneia todo o sistema, inclusive os navegadores. De acordo com o site do desenvolvedor, o programa ainda não está disponível para a versão mais nova do Windows, o Vista.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host