! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CES 2007
08/01/2007
Bill Gates aposta em conectividade e demonstra casa digital na CES 2007
Daniel Pinheiro
do UOL Tecnologia, em Las Vegas
A tradicional palestra que Bill Gates, o todo-poderoso da Microsoft, faz antes da abertura da CES confirmou que a 40ª edição da maior feira de eletrônicos do mundo deve ser marcada pela invasão de conteúdo digital por toda a casa, como o diretor de tecnologias emergentes da feira havia adiantado para o UOL Tecnologia ainda em dezembro.

Esse foi o mote da hora e meia de apresentação que Gates fez neste domingo, sob o nome de "Connected Experiences" —Experiências Conectadas. Ao contrário do que muitos esperavam, o discurso do homem mais poderoso da tecnologia não teve como centro o Windows Vista, novo sistema operacional da Microsoft que é, nas palavras de Gates, "o maior e melhor lançamento" da história de sua empresa.

Gates abriu a palestra dizendo que a conectividade entre dispositivos e conteúdo é "a peça-chave que falta para a concretização da era digital", e que esse é o grande desafio que as empresas têm daqui para frente.

"O que as pessoas querem é ter o acesso a múltiplos conteúdos por meio de múltiplos dispositivos e que ele possa ser compartilhado com múltiplos usuários", disse Gates. "Eu quero a minha música no meu carro, na minha sala de estar. Eu quero a minha agenda atualizada usando meu telefone, meu PC, tocando um display na porta da minha geladeira."

Nada de trabalhar sozinho
O fundador da Microsoft deu bastante ênfase ao entretenimento e ao compartilhamento ao falar dos produtos e serviços da sua empresa, usando expressões como "o máximo de diversão possível" e "vejam só que divertido". E nenhum deles foi apresentado de maneira individual —mesmo novidades como o Vista sempre foram mostradas interagindo com outras soluções de hardware e software.

Nem o próprio Gates trabalhou sozinho. Na hora de apresentar algumas características do Vista que ainda não haviam sido reveladas — em sua maioria recursos "divertidos", como o uso de filmes no papel de parede— Gates chamou ao palco um de seus gerentes de produto, Justin Hutchinson.

Foi ele quem mostrou o Virtual Earth, um sistema de navegação 3D que pode ser usado para "passear" pelas ruas e avenidas de uma cidade —o exemplo dado ao vivo na apresentação foi Las Vegas e as ruas que circundavam o centro de convenções em que foi realizada a palestra.

A estrela maior
Talvez a maior estrela da apresentação tenha sido o console Xbox 360, que a Microsoft prefere classificar como "central de entretenimento". Nesta parte, Gates também pouco falou, já que havia o presidente da divisão de entretenimento da empresa, Robbie Bach, para mostrar a interação do videogame com os outros produtos da empresa.

Foi Bach quem comandou a demonstração da união de três produtos da empresa, ao usar o Windows Live— para jogar online e ao vivo títulos do Xbox com o Vista.

Outra interação mostrada foi a IPTV on Xbox 360, uma junção dos serviços de transmissão de TV pela Internet com as funções do videogame, que permite assistir a um jogo de basquete ao vivo, obter informações atualizadas sobre outras partidas e conversar com os amigos simultaneamente.

Já o Zune, tocador portátil de mídia digital da Microsoft que foi recém-lançado e era uma das apostas para ser o destaque nessa palestra de Gates, não recebeu tanta atenção.

Quem mais falou no aparelho foi o mesmo Bach, que afirmou que a "Microsoft está pronta para entregar um milhão de unidades do Zune", um número que parece insignificante perto dos alegados 200 milhões de usuários que utilizam a plataforma Windows para jogos, ou mesmo os cinco milhões da rede Xbox Live, que reúne as pessoas jogam online com o videogame da empresa.

Casa conectada
No encerramento da palestra, Gates voltou ao palco para falar de uma parceria com a fabricante de automóveis Ford, que resultou no Sync, uma solução para conectar e integrar nos carros os serviços oferecidos por telefones celulares, meios de armazenamento e tocadores portáteis de mídia digital.

CES 2007
Daniel Pinheiro/UOL
Gates demonstra cozinha do futuro na CES
Além disso, o fundador da Microsoft também mostrou algumas soluções da casa conectada do futuro, como o papel de parede interativo, que permite que fotos e vídeos sejam exibidos de maneira dinâmica, além de permitir a colocação de pequenos recados virtuais por meio do telefone celular ou do computador.

Também mostrou as novidades na cozinha, onde um programa projeta informações de uma receita no balcão da pia, inclusive sobre os ingredientes disponíveis na despensa e o tamanho aproximado que a massa deve ter após ser sovada.

A Consumer Electronics Show 2007, maior feira de eletrônicos do mundo, acontece em Las Vegas (EUA) entre 8 e 11 de janeiro. O UOL Tecnologia vai acompanhar de perto as novidades.
CES 2007
Mapas
- Mapa interativo
- Para imprimir
Setores - Hall Norte (PDF, 3,8 MB) - Hall Central (PDF, 2,3 MB) - Hall Sul (PDF, 2,7 MB) - Sands/
   The Venetian (PDF, 2,1 MB) - Hilton (PDF, 2 MB)
Álbuns