! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CES 2007
27/12/2006
CES 2007 vai mostrar "invasão" de conteúdo digital; feira começa em janeiro
Daniel Pinheiro
Do UOL Tecnologia
Mídia digital a qualquer hora e em qualquer lugar. Esse será o mote da Consumer Electronics Show 2007, a maior feira de produtos eletrônicos do mundo. O UOL Tecnologia vai até Las Vegas (EUA) entre 8 e 11 de janeiro para acompanhar de perto as novidades.

"Se a feira tivesse uma cara, ela seria a disponibilidade do conteúdo que você quiser —uma música, um programa de TV, um filme— no aparelho que você quiser, seja na televisão, no rádio, no tocador de mídia digital portátil, no computador. Cada vez mais o consumidor quer aparelhos que possibilitem esse tipo de integração", diz Matt Swanson, diretor de tecnologias emergentes da entidade que organiza o evento.

E realmente há muito espaço para integrar conteúdo e dispositivos eletrônicos. Pense no filme que pode ser exibido no quarto das crianças e no tocador de mídia do pai, que está sentado em uma poltrona na sala de estar. No navegador GPS que, mesmo sem estar plugado diretamente ao rádio do carro, interrompe a reprodução de uma música de seu toca-MP3 para avisar que você tem de tomar a próxima saída à esquerda na rodovia. Ou em uma casa inteligente que consulta a previsão do tempo na Web para saber se deve ligar ou não o ar condicionado do quarto poucos minutos antes da hora que você costuma chegar em casa.

Ficção científica? Coisa para milionários preguiçosos? Tudo realidade, e em exposição no 1,5 milhão de metros quadrados de área e nos estandes de 2.700 exibidores que a CES promete para 2007. "Algumas tecnologias já se estabeleceram, e outras só precisam de tempo e oportunidade para se tornarem algo do dia-a-dia", afirma Swanson. "As TVs digitais, por exemplo. A cada dia elas ficam maiores, com mais definição e qualidade de imagem. Mas ao mesmo tempo, também ficam mais baratas, porque é isso que faz as pessoas adotarem uma tecnologia. Existem coisas excelentes que não vingaram porque nunca chegaram ao consumidor geral por não serem acessíveis."

O Blu-ray e o HD DVD são exemplos disso. Há uma "guerra" entre esses formatos, criados por dois consórcios que dividem os gigantes da indústria de eletrônicos, para suceder o DVD. Em 2006, além da CES, outra feira importante foi palco da batalha: a IFA 2006. Talvez haja o risco de que se repita o que aconteceu com os vídeocassetes no início da década de 1980 —alguém aí lembra do Betamax?

Mas para Swanson, não há uma guerra, mas uma disputa "saudável": "Um padrão não precisa acabar com o outro para ser bom. Há muito espaço nesse mercado de discos digitais para os dois padrões. Cabe ao consumidor ver a qualidade que cada padrão oferece, o número de títulos, o preço, e escolher o que lhe parecer melhor."

Esse é um raciocínio que vale para muitas das novidades que estarão na CES 2007. Saiba um pouco mais sobre elas.
CES 2007
Mapas
- Mapa interativo
- Para imprimir
Setores - Hall Norte (PDF, 3,8 MB) - Hall Central (PDF, 2,3 MB) - Hall Sul (PDF, 2,7 MB) - Sands/
   The Venetian (PDF, 2,1 MB) - Hilton (PDF, 2 MB)
Álbuns