! Saiba quando e como formatar o seu HD - 29/06/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
29/06/2005 - 18h00
Saiba quando e como formatar o seu HD

Bruno Aragaki
Da Redação

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

Uma solução muito recomendada por técnicos para resolver problemas nos computadores é a formatação do HD. Como essa é uma operação radical -você perderá todos os dados de seu disco rígido e reinstalará o sistema-, preparamos um guia que mostra quando é recomendável realizar a formatação e como fazer isso com segurança.

Formatar o HD nada mais é do que preparar o disco para receber arquivos. Por isso, ao formatar uma segunda vez, os arquivos não são necessariamente apagados, mas o "índice" que leva a eles é modificado e isso resulta, na prática, na perda dos dados (saiba mais).

Uma das situações em que a formatação do HD pode ser uma boa saída é quando o Windows começa a apresentar muita instabilidade e trava constantemente. Outros casos que podem indicar a necessidade de formatar o disco rígido são quando o sistema fica corrompido após um ataque de vírus ou quando fica lento devido a constantes instalações e desinstalações de programas feitas na máquina.

Sites e técnicos especializados em manutenção de micros recomendam que a formatação do HD seja feita uma vez por ano. "É para eliminar o 'lixo' adquirido durante o uso cotidiano da máquina", diz Arnaldo Mefano, da empresa de manutenção Computer Solutions. Esses arquivos inúteis são, em sua maioria, restos da desinstalação de softwares -uma situação que se agravou com o maior acesso, via Internet, a programas para download.

Atenção
Mesmo que você acredite que seu micro se enquadra em uma das situações que justificam uma formatação do HD, vale a pena checar se não há outras soluções.

Como a formatação, na prática, apaga todos os dados do seu computador, você precisa reinstalar o sistema operacional e copiar todos os arquivos que utiliza, num processo que leva horas.




ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES