! 2 - Formatação do HD - 29/06/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
29/06/2005 - 17h50
2 - Formatação do HD

Renato Franzini
Editor do UOL Tecnologia

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

Veja, passo a passo, como formatar o HD no Windows XP

Antes de mais nada, vale repetir o que está na reportagem principal: só formate o HD se tiver certeza de que isso é necessário; o processo é longo e acarreta na perda de todos os dados gravados no disco rígido.

Caso você decida ir em frente, há dois modos mais comuns para formatar um HD: a partir de um disquete ou a partir do CD-ROM.

No teste para elaboração desta reportagem, formatamos um HD de 80 GB usando o CD de instalação do Windows XP Home Edition, em inglês. A escolha do Windos XP não foi à toa: ele é o sistema mais usado pelo público do UOL Tecnologia, de acordo com estatísticas de audiência.

Antes de iniciar a formatação, lembre-se de gravar dados e programas importantes (veja dicas para isso).

Como não será possível ver esta página durante o processo de formatação, aconselhamos o seguinte:

UOL
UOL
Tela da formatação
1- Veja uma seqüência de slides com as telas que aparecerão durante o processo de formatação (clique aqui). Elas são fotos da formatação realizada pelo UOL Tecnologia em um HD de 80 GB com o CD do Windows XP.

2- Apenas depois de ver os slides, imprima os passos dados na formatação:



TELA 1 - Insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computador

TELA 2 - Aperte qualquer tecla assim que o micro religar.

Caso a mensagem para dar boot pelo CD não apareça, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opção (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-mãe)

TELA 3 - Neste momento, não aperte nenhuma tecla (se você tiver necessidade de instalar um driver SCSI ou RAID, o que é pouco provável, peça ajuda a um usuário avançado)

TELA 4 - De novo, apenas espere o programa de Setup ser carregado

TELA 5 - Para formatar, aperte ENTER.

As outras opções são: R, para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatação. Atenção: reparar o sistema não é o mesmo que formatar o HD e instalá-lo de novo

TELA 6 - Para formatar, aperte ESC.

Se apertar R, o programa irá reparar a atual cópia do Windows, e não formatará o HD

TELA 7 - Aqui, tecle D para apagar a partição existente.

Essa opção é a RECOMENDÁVEL porque, assim, o sistema faz nova verificação do HD e pode encontrar defeitos físicos no disco. Mas é possível começar já a formatação. Para isso, tecle ENTER

TELA 8 - Aperte ENTER para confirmar que pretende deletar a partição existente.

A tecla ESC faz retornar à tela anterior

TELA 9 - Aperte L para, de novo, confirmar que quer deletar a partição existente. O Windows pergunta isso duas vezes porque, a partir deste ponto, todos os dados serão perdidos.

A tecla ESC faz retornar à tela anterior

TELA 10 - Aperte C para criar a partição nova. Existe aqui uma opção de criar mais de uma partição. Você pode, por exemplo, usar uma partição para instalar o sistema, e outra, para guardar dados

TELA 11 - Aqui, enfim, é o início da formatação.

O recomendado é fazer a formatação completa, e não a rápida (Quick), utilizando preferencialmente o sistema NTFS, que é mais seguro. Saiba as diferenças

TELA 12 - Início da formatação. No caso do HD deste teste, de 80 GB, esta etapa durou pouco mais de uma hora

TELA 13 - Final da formatação. Apenas acompanhe

TELA 14 - Parabéns! A formatação está concluída. Com o disco já formatado, o Windows inicia o programa de instalação. Apenas acompanhe

TELA 15 - Antes de reiniciar o sistema, o programa pede para, se for o caso, retirar disquete do drive A. Mas, atenção, não retire o CD de instalação

TELA 16 - Começa a instação do Windows



OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1- Tempo gasto
Formatar o HD com o CD do Windows não é apenas o primeiro passo para reinstalar o sistema.

Por isso, prepare-se para uma operação que, no caso do teste feito nesta reportagem, levou cerca de uma hora e meia para particionar e formatar o HD e cerca de 40 minutos para instalar o sistema. Depois, durou mais de uma hora o processo de baixar e instalar as atualizações do sistema.

2- Atualizações do Windows
Assim que instalar o sistema e se conectar à internet, nossa sugestão é que seu primeiro passo seja acessar o site Windows Update (clique aqui). Siga as instruções e baixe todas as atualizações do sistema.

3- Antivírus e firewall
Depois de tudo, não se esqueça de instalar um antivírus. Veja no site Linha Defensiva uma lista com sugestões de antivírus: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/antivirus/.

Caso você tenha instalado o Service Pack 2 do Windows XP, ele já terá um bom firewall. Senão, veja sugestões em: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/firewalls/.

4- Instalação dos drivers
Antes de fazer a formatação, certifique-se de que você tem gravado em disquete ou CD-ROM todos os drivers que são usados em seu micro. Eles precisarão ser reinstalados. O que é um driver? Segundo o site Linha Defensiva, "um driver é usado para que o sistema operacional se comunique com o hardware. Existem também drivers de software para software. Por exemplo, sua placa de vídeo precisa de um driver, assim como a placa de som e alguns monitores".

5- Formatação a partir de disquete
Fazer a formatação a partir de um disquete requer um pouco mais de conhecimento. Por isso, recomendamos que isso só seja feito com a ajuda de um usuário com mais experiência. Para resumir, o primeiro passo é criar um disco de boot. Depois, reinicie seu computador em modo MS-DOS. Use o programa FDISK para apagar a partição atual e criar uma nova. Depois, digite o comando FORMAT C: para iniciar a formatação. Ainda assim, depois, você precisará do CD para instalar o Windows.

6- Formatação com programa do fabricante do HD
Em geral, o HD de seu micro tem programas (disponíveis para download no site do fabricante) para análise das condições físicas do disco e para formatação. Para descobrir qual o fabricante de seu HD, uma dica é ir ao Painel de Controle (Control Panel) > Sistema (System) > Hardware > Gerenciador de dispostivos (Device Manager) > Unidades de disco (Disk Drives)

ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES