UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

07/11/2008 - 08h07 / Atualizada 03/11/2009 - 11h40

Navegação simples e sistemas para editar documentos estão nos aparelhos

FERNANDO MUCIOLI | Para o UOL Tecnologia
Reprodução

Os três celulares analisados pelo UOL Tecnologia —Samsung Omnia, iPhone e BlackBerry Bold— ainda contam com funções adicionais para o dia-a-dia, como um bloco de notas virtual, planilhas e GPS integrado.

Dê sua opinião: qual dos smartphones você levaria para casa? Grupos de Discussão UOL

A presença de um sistema operacional Windows traz aplicativos variados ao Omnia, da Samsung. O celular acompanha desde versões adaptadas de programas, como o Word, o Excel e o Power Point até o navegador Internet Explorer e o MSN pré-instalado.

Funcionalidades extras
BoldTraz suporte para editar arquivos gerados nos programas de texto, planilhas e apresentações Não é possível criar documentos novos usando o smartphone
OmniaPresença do Windows traz aplicativos variadosComo se trata
do Windows, travamentos
são esperados
iPhoneNavegação pela Web é mais fácilGama de aplicativos para o celular não é tão grande
Pontos PositivosPontos Negativos
Mas essa grande quantidade de funções tem um preço: o sistema é muito mais lento e pesado do que o do iPhone, por exemplo. Todos os comandos demoram mais para responder e há casos nos quais é preciso clicar várias vezes em um ícone até que algo aconteça. E como se trata de uma paltaforma Windows, travamentos são esperados.

Durante um dos testes, o celular "congelou" enquanto procurava arquivos de áudio para serem adicionados à lista de reprodução.

O Blackberry Bold também não fica atrás no que diz respeito a tarefas mais robustas: ele traz suporte para editar arquivos gerados nos programas de texto, planilhas e apresentações da Microsoft —é só pegar os arquivos de um computador. Porém, ao contrário do Omnia, não é possível criar documentos novos de dentro do Bold. Ele também vem com o Live Messenger e o Yahoo! Messenger instalados.

Todos os aparelhos também têm acesso à Internet via Wi-Fi com funcionamento praticamente igual, principalmente no Omnia e no iPhone. Em ambos é possível, por exemplo, salvar favoritos e navegar em diversos sites ao mesmo tempo com o sistema de abas.

Vídeo mostra os recursos dos rivais do iPhone Vídeo

O sistema do BlackBerry é um pouco diferente. Seu navegador próprio não permite que se visualize várias páginas simultaneamente e, por causa da tela, tem suas opções mais "apertadas".

Dentro do navegador do Bold, ainda há opções para abrir sites usando o Internet Explorer ou Mozilla Firefox — o que aumenta a compatibilidade do aparelho.

Já o iPhone usa o Safari, navegador da Apple para seus computadores e laptops, enquanto o Omnia da Samsung oferece duas versões: o Opera Mini e o Internet Explorer. Dessas três opções, apenas o IE se destaca pelo seu "peso" na hora da execução. Os outros dois têm funcionamento quase idêntico.

O celular da Samsung até oferece um "Google Launcher", que nada mais é que uma página com links diretos para busca, e-mail, e mapas. Mas é muito mais rápido simplesmente abrir o navegador do que fazer todo o caminho até esse atalho.
Mais
iPhone x Omnia e BlackBerry Bold; quem vence?
Navegação simples e sistemas para editar documentos estão nos aparelhos
iPhone perde quando o assunto é câmera digital
Design e touchscreen colocados à prova no Ominia, Samsung e BlackBerry Bold
Vídeo mostra os recursos dos rivais do iPhoneVídeo
Confira imagens dos três celulares testadosFotos
Dê sua opinião: qual dos smartphones você levaria para casa?Grupos de Discussão UOL

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host