UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

11/12/2008 - 08h04 / Atualizada 03/11/2009 - 11h40

MP3 player e rádio FM são diferenciais em celulares de até R$ 300

FERNANDO MUCIOLLI | Para o UOL Tecnologia
Uma das grandes divisórias entre os dois grupos de celulares analisados é a questão musical: enquanto os aparelhos Nokia 5000 e o Motorola W388 oferecem tanto FM quanto suporte a MP3, o Samsung e o Venko ficam só com as estações de rádio.

Fotos dos aparelhos testados

No que diz respeito aos tocadores de músicas vindas do computador, cada um dos aparelhos analisados tem suas particularidades. O W388, da Motorola, traz a sacada de permitir ao usuário pegar um MP3 que esteja sendo tocado e o usar diretamente como toque de celular. Ambos permitem a reprodução de música em ordem aleatória.

NAVEGUE PELA MATÉRIA
Flávio Florido/UOL
Pensando em comprar um celular para o Natal? Confira sugestões de aparelhos de até R$ 300 clicando nos menus abaixo:
CÂMERA E BLUETOOTH EM CELULAR
MP3 E RÁDIO SÃO DIFERENCIAIS
TELA E MANUSEIO DOS APARELHOS
VÍDEOS E DETALHES DOS CELULARES
FOTOS DOS APARELHOS TESTADOS
Com essa exceção, os sistemas dos dois aparelhos são idênticos, com 'Play', 'Pause' e controle de volume na tela. Os celulares também permitem colocar uma música em repetição contínua, mas no celular da Motorola isso leva um bom tempo passeando pelas opções. O Nokia oferece muito mais facilidade e uma interface mais bonita.

Memória

Considerando que ambos os modelos mais caros têm tocador de MP3, era de se esperar que tivessem uma boa memória para garantir muitas horas de diversão. Nesse quesito, o modelo Motorola não desaponta: ele tem suporte para cartões MicroSD (facilmente encontrados em qualquer loja de eletrônicos), podendo assim armazenar até 2GB (algo entre 400 e 500 músicas).

Tem um celular baratinho? Qual é o modelo e quais são os pontos positivos do equipamento?

Curiosamente, é aí que está a pior falha do modelo 5000 da Nokia. Além dos seus escassos 12MB de memória interna, o aparelho não tem qualquer suporte a memory cards. Fica sem espaço hábil para armazenar arquivos e praticamente anula a própria função de tocador de MP3.

Os aparelhos mais em conta têm as funções básicas (e esperadas) de um bom rádio. Além do controle de volume e da busca de freqüências automática e manual, eles também permitem que se salvem algumas dessas rádios para acesso com mais rapidez.

Dessa vez, quem oferece as opções de uma maneira mais simplificada é o modelo da Samsung. Logo na tela principal do rádio, o celular já exibe uma lista de espaços vazios para que você salve as suas estações favoritas —30 no total, o maior número entre os aparelhos analisados.

Já sentiu vontade de jogar o celular pela janela?

Entre os aparelhos mais modernos, a vantagem é da Nokia. O modelo 5000 é o de navegação mais fácil: é possível guardar estações (inclusive de maneira automática, feita pelo telefone), gravar áudio e acessar todo o conteúdo salvo através de um menu enxuto e com opções claras. Gerenciar esse tipo de função no W388 da Motorola é um desafio —é difícil não se perder nas listas do aparelho.

Fones de ouvido

Os quatro celulares analisados acompanham fone de ouvido com microfone, para que o usuário ouça músicas e atenda ligações com privacidade. Nesse quesito, o único modelo que realmente deixou a desejar foi o Talento FM.

Eles são feitos de plástico simples, de uma forma bem similar aos acessórios "genéricos" e descartáveis encontrados em bancas de rua e galerias —e, de fato, a qualidade do som e o isolamento acústico é inferior ao dos outros modelos testados. Dentro de um ônibus ou numa rua movimentada, por exemplo, é fatal perder aquele trecho da música ou o lance do jogo de futebol.

Os modelos SGH, da Samsung, e 5000, da Nokia, trazem boas opções de fone de ouvido. Ambos são redondos, no formato mais comum que se encontra no mercado, mas o do celular da Nokia encaixa melhor dentro do ouvido (apesar de dar a impressão de que vai cair a qualquer momento). O fone da Samsung é ligeiramente maior e pode se tornar incômodo depois de usos prolongados.

O destaque fica com o modelo que acompanha o W388, da Motorola. Sua proteção acolchoada faz com que ele seja o de uso mais confortável dentre os analisados.

Funções extras

Além das funções básicas de chamada, SMS e rádio, todos os modelos ainda trazem despertador, agenda, lembretes, jogos e outras funcionalidades. Quem se destaca nesse sentido é o modelo Samsung, por ter Wap, e o W380 da Motorola, por ter uma saída USB que pode ser usada para carregar a bateria no aparelho via computador e transferir arquivos para a memória interna.

Os modelos mais caros ainda compartilham de máquina digital, e nesse aspecto o Nokia sai na frente: 1,3 megapixels e a possibilidade de gravar vídeos contra apenas um VGA simples (640x480, nem um megapixel) do Motorola.

É importante também lembrar que, dentre todos os modelos testados, todos podem ser comprados bloqueados ou desbloqueados. A diferença é que, se o aparelho vier de alguma operadora, certamente terá algum corte no seu preço.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host