UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

12/05/2009 - 12h30 / Atualizada 03/11/2009 - 11h39

Nokia N85 é prático e simples de navegar

RENATO RODRIGUES | Para o UOL Tecnologia


O smartphone Nokia N85 pode ser considerado como a segunda geração da série N. Isso já dá para notar apenas ligando o telefone. O boot (inicialização) está mais veloz em comparação aos antecessores, como o N95 e o N95 8GB.

O modelo dual slider é discreto e compacto (103 x 50 x 16mm, 128g). Todo de plástico, não lembra a sofisticação do N95 8GB, já que não há detalhes em metal. O mecanismo de deslizamento é ótimo, sem folgas e macio. O único senão é que é preciso colocar o dedão bem em cima do visor para empurrá-lo para cima —ou seja, desista de mantê-lo limpinho.

Como telefone, ele cumpre o básico. O teclado alfanumérico é liso, sem ressaltos. Abaixo do visor, ficam as teclas de liga/desliga, o pad direcional (um pouco menor do que deveria, e duro de usar), um botão que abre o menu multimídia, outro para o menu geral e uma tecla "C" para apagar/voltar.

Empurrando o visor na outra direção, iluminam-se os controles do player de MP3. De forma geral, é um bom teclado para o dia a dia, mas é um pouco apertado para o uso prolongado, como em games, por exemplo.

A qualidade de voz é excelente. Durante os testes, foi necessário, às vezes, abaixar o volume do telefone. O mesmo vale para o sinal —o Nokia tem excelente recepção, tanto na rede GSM como em 3G.

Display

O N85 não tem visor touchscreen. A tela de 2,6 polegadas usa uma tecnologia chamada OLED, uma evolução do LED usado atualmente. Letrinhas à parte, o importante é que o visor tem contraste e brilho muito superiores aos dos outros celulares da família N, além de exibir 16 milhões de cores. Assistir a um vídeo ou ver fotos no N85 é uma experiência e tanto.

Sistema operacional

O Nokia roda o Symbian 9.3, com interface S60 versão3.2. Graças ao processador de 369 MHz e à otimização do software, ele ficou muito mais ágil que os antecessores. No entanto, o sistema não é exatamente a coisa mais fácil do mundo para iniciantes. Há muitas configurações e ajustes, e nem tudo é encontrado com facilidade.

Novidade: a versão instalada no N85 traz uma barra de ferramentas vertical na tela inicial, com links diretos para os aplicativos mais usados, como calendários, mensagens e player.

Outra mudança bem-vinda é um gerenciador de ferramentas abertas, acessível no menu de cada aplicativo. Isso permite encerrar todos os aplicativos que estão rodando em segundo plano, consumindo recursos e bateria, de uma só vez.

Wi-Fi e navegação

Usar o Wi-Fi no N85 é simples. Há um ícone dedicado na tela inicial. Basta clicar e selecionar uma rede disponível. Durante nossos testes, ele se conectou sem problemas em redes abertas e fechadas, com protocolo de segurança WEP.

Um problema, herdado da família, é que todo aplicativo que precisa de acesso à rede pergunta sobre o ponto de acesso, algo meio chato. Por outro lado, isso pode ser considerado uma medida de segurança, pois impede que serviços acessem a web sem o usuário saber.

Embora nada se aproxime do iPhone quando o assunto é navegar na web, a experiência no N85 é até agradável —principalmente se você não teve a oportunidade de testar o telefone da Apple e estabelecer uma nova base de comparação.

De toda forma, o browser nativo do Nokia faz um bom papel em sites WAP (a maioria dos grandes sites possui uma versão móvel), mas o pad diminuto e duro incomoda na rolagem por páginas completas.

Além disso, falta precisão a esse botão direcional para levar o cursor a um ponto específico, como fechar uma janela pop-up ou selecionar uma caixa de texto.

Outros usos do Wi-Fi

O Nokia permite a instalação de vários aplicativos que fazem uso do Wi-Fi, economizando no plano de dados. Exemplos são o Fringe, que faz chamadas por VoIP (telefonia via internet) e o Widsets, que reúne, em uma espécie de portal, serviços de notícias, Wikipedia, Gmail e videoclipes de música, por exemplo.

O cliente de e-mail, que também pode ser usado via Wi-Fi, atende a todos os requisitos. Ele traz um sistema de autoconfiguração que é uma mão na roda. Basta digitar seu login (username) e senha, e o software busca as configurações da caixa postal. Podem ser configuradas várias contas (IMAP e POP) e protocolos de segurança. É possível baixar só os cabeçalhos ou a mensagem toda. Há suporte para anexos e assinaturas. Enfim, não falta praticamente nada.

Autonomia

Como é de costume, no N85 a bateria sofre terrivelmente quando Wi-Fi, GPS, 3G e Bluetooth estão ligados ao mesmo tempo. Some algumas chamadas de voz e pronto: ele dura menos de um dia longe da tomada. O jeito é usar com moderação.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host