UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

06/10/2009 - 08h00

Testamos 4 celulares voltados para o público infantil e adolescente

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia


É incrível a facilidade de uma criança em aprender e usar um equipamento eletrônico. É bem provável que o seu filho ou sobrinho, com menos de 5 anos, domine os controles remotos da casa, deixando todos perplexos.

Dê uma câmera e um celular na mão dos pequenos e faça o teste: mal sabendo ler direito os menus, é bem provável que a maioria deles, mesmo sem saber ler direito, conseguem encontrar e usar a função que procuram.

O UOL Tecnologia testou 4 modelos de aparelhos celulares voltados para o público infantil. Diferente de alguns celulares lançados no exterior, com design simples, parecidos com um brinquedo, os aparelhos que testamos são comuns (como de qualquer adulto), mas com adaptações estéticas e conteúdo voltado para crianças e adolescentes — como papéis de parede, toques ou temas.

Testamos 4 aparelhos com os mais variados conteúdos. Participaram do teste o Nokia 5130, que pode vir com o conteúdo da banda Nove Mil Anjos ou High School Musical 3: Ano da Formatura, o Sony Ericsson Z320i Barbie, versão feminina, e Hot Wheels, versão masculina, o Sony Ericsson W395 Walkman Hello Kitty e o LG GM205 com a banda inglesa Mcfly.

Qual deles é a cara do seu filho?
O conteúdo dos aparelhos praticamente especifica o público alvo dos fabricantes. O celular Sony Ericsson Z320i, por exemplo, foca no público mais infantil. Suas funções são simples, o aparelho faz o básico e sua carcaça é toda personalizada com os grafismos do Hot Wheels e da Barbie.

Já o outro modelos da Sony Ericsson, o W395, já vem com a personagem infantil adorada pelo público adolescente e até adulto. O celular conta com todas as funções de um aparelho intermediário, como Bluetooth e câmera de 2.0 megapixels, para agradar adolescentes e adultos fãs da Hello Kitty.

Já os celulares LG GM205 e o Nokia 5130 miram em público pré-adolescente, com conteúdo de bandas de rock novas, como a Banda 9 Mil Anjos e o Mcfly, assim como o conteúdo do High School Musical, musical febre entre crianças e adolescentes.

Fã que é fã, não se contenta com pouco
Nesse quesito, o Sony Ericsson W395 da Hello Kitty se destaca. Apesar de ser o mais caro do comparativo, com preço sugerido de R$ 599, ele vem com a cara da gatinha mais famosa do Japão. O visual vai fazer crianças, adolescentes e adultas vibrarem com o aparelho.

O celular também não deixa a desejar, com características e desempenho equivalentes a sua faixa de preço —como Bluetooth, câmera de 2 megapixels, e cartão de memória de 2 GB. O conteúdo que será embarcado ainda é um mistério, já que esse celular ainda será lançado e a Sony Ericsson ainda não definiu seu conteúdo com as operadoras.

Se no visual o Nokia 5130 da banda 9 Mil Anjos e do High School Musical não agradam aos fãs, em compensação, no conteúdo, o celular vem recheado. O primeiro vem com o CD completo da banda, temas e papéis de parede. O segundo não deixa por menos, trazendo o CD completo do musical, adesivos e um pingente. O celular vêm com câmera de 2 megapixels, 1 GB de memória no cartão microSD e Bluetooth.

Já o LG GM205 McFly decepciona os fãs, com pouquíssimo conteúdo da banda inglesa. O conteúdo exclusivo é composto por 2 músicas e 1 papel de parede, muito pouco para um fã de verdade. Uma das coisas que agradam é o som do aparelho. Ele tem o recurso Dolby mobile, sendo estéreo com 2.1 canais, com um pequeno woofer que dá um reforço nos graves. Não espere nada surpreendente, mas o som é melhor que em outros aparelhos similares.

Os fãs de Hot Wheels e da Barbie também ficariam decepcionados. Tirando o fato de o celular ser simples, o conteúdo poderia ser mais caprichado. Falta um papel de parede, ou um toque diferenciado, que daria outra cara para o celular. Se por um lado foi o celular mais barato do comparativo, por outro também foi o que tem menos funções.

Quem se deu melhor
O Sony Ericsson W395 Walkman Hello Kitty foi o que se deu melhor no teste. Apesar de ser mais caro que os demais, convence com seu design. Não é recomendado para ser o primeiro celular de uma criança, já que possui funções mais avançadas, e será melhor aproveitado por um pré-adolescente. Apesar do conteúdo ainda ser desconhecido, o celular vale pela Hello Kitty e por seu som estéreo, bem próximo ao som do LG GM205, o cartão de 2 GB de memória, câmera de 2 megapixels e bluetooth com suporte a AD2P, que permite tocar músicas em fones Bluetooth.

Os lanternas
O Sony Ericsson Z320i do Hot Wheels e da Barbie mostram que a Sony Ericsson ficam na lanterninha do comparativo porque são celulares simples com capinha para crianças. Não há nenhum conteúdo no aparelho, que pelo menos lembre que o aparelho é um Hot Wheels ou um celular da Barbie. Servem como aparelho de entrada, para educar os pequenos quanto ao uso do celular. Além de mais barato, com preço sugerido de R$ 299, é mais simples de operar para uma criança. Um pré adolescente sentiria a falta de um Bluetooth, para trocar fotos e músicas com os amigos, mas isso não fará falta para uma criança que está descobrindo esse meio de comunicação.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host
    %>