UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

27/01/2009 - 07h01 / Atualizada 03/11/2009 - 11h39

Realizar várias tarefas simultâneas não é o forte dos PCs populares

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Com configurações de hardware semelhante, Amazon PC Athlon X2 4000, Daten Entry PC AT-02S e Positivo PC da Família R485 foram colocados à prova em um teste prático. Como PCs de entrada, seus consumidores, normalmente, não os devem utilizar para realizar tarefas muito pesadas.

PCs populares

  • Divulgação

    Em cima, Amazon Pc. No meio, Daten Entry PC. E embaixo, Positivo PC

Assim, realizando uma simulação do que um usuário iniciante e médio faria com o computador, a reportagem do UOL Tecnologia decidiu instalar ou usar softwares pré-instalados em todos eles, separadamente e depois em conjunto.

Foram utilizados gerenciador de e-mail, navegador, pacote de escritório, plug-ins para browser, além de visualizador de imagens, player e conversor de música, reprodutor de filmes, programa P2P e antivírus. Foram considerados itens como velocidade das respostas e a agilidade multitarefas.

E o mais rápido entre os avaliados foi o Positivo PC, que obteve respostas duas vezes mais rápidas que o Daten e até três vezes, em média, mais dinâmicas que o Amazon PC. No teste mais incisivo, ao acionar o gerenciador de e-mails, o programa abriu - depois de já ter sido aberto e fechado três vezes - em um segundo no Positivo. Daten o iniciou em dois segundos. Amazon PC, em três.

Em média, os mesmos resultados foram conseguidos com os outros programas. Em alguns momentos, como no editor de textos, o Daten passou o Positivo, sempre deixando o Amazon PC em terceiro. De qualquer forma, essa diferença de segundos chega a ser irrelevante ao consumidor final - e ela também não tem efeito científico, já que foi realizada com baixa amostragem e apenas com um cronômetro.

Multitarefas deixam PCs lentos

Entretanto, quanto mais são abertas as janelas, mais fica perceptível que os computadores são o mínimo multitarefa possível. O Positivo vacila quando são abertos mais de dois aplicativos além dos pré-configurados e desenvolvidos pela Microsoft. O problema maior surge quando aplicações em Java, sejam elas via navegador ou offline são necessárias.

O Daten se porta bem com cinco programas funcionando em paralelo, mas a partir do sexto se mostra lento, sem abusar de programas gráficos ou multimídia. Entretanto, browser, leitor de e-mail, player de música (com uma canção rodando) e gerenciador de texto (do OpenOffice.org) trabalham em harmonia.

O Amazon PC retorna ao usuário uma boa experiência, mesmo que mais lenta. A lentidão do computador é a mesma com três ou mais aplicações em funcionamento. O trabalho com o Media Center funciona de forma aceitável desde que somente ele esteja sendo executado.

Para tarefas do dia-a-dia, a menos que o usuário resolva usar vários recursos da máquina, os três computadores não comprometem. Mas ações tipicamente pesadas —o trabalho com Java, a visualização de imagens com alguns MB de tamanho, o scan com antivírus e a conversão de arquivos musicais de WAV para MP3— não devem ser realizados concomitantemente a outros trabalhos.

Embora em nenhum momento os computadores tenham travado, o usuário terá de se recostar na cadeira e esperar até alguns minutos para a tarefa ser completada.

Em resumo: por até R$ 700, o bolso pode não reclamar, mas é necessário ter paciência e saber escolher as prioridades. Multitarefa, só por alguns trocados e um tanto mais de hardware a mais.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host