UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

16/09/2009 - 08h00 / Atualizada 03/11/2009 - 11h37

Testamos 3 modelos de netbooks que garantem mobilidade e conexão à web

CAUÃ TABORDA | Para o UOL Tecnologia
O tempo passa e a tendência tecnológica em diminuir as coisas, transformar o que já era prático e pequeno, em algo ainda menor e mais funcional se mantém. Foi-se o tempo em que um computador era algo fixo, os notebooks romperam as fronteiras de espaço e passaram a acompanhar seus usuários sempre.

Mas, como era de se esperar, com o tempo essa relação homem e máquina portátil se desgastou. Quem consegue carregar para lá e para cá um equipamento com seus 3 quilos, fora carregador, cabos etc? Sem falar no risco de ser assaltado e perder seu notebook (se ele for seu computador principal) que custa provavelmente muito caro.

Para a felicidade dos que estão sempre em movimento e nunca precisaram de uma máquina com poder de processamento gráfico elevado, para suprir necessidades de trabalho para escritório, como edição de textos, planilhas, apresentações, etc surgiram os netbooks.

Os netbooks são uma versão ainda mais compacta de notebook, com tela de até 11 polegadas, sem leitor de DVD ou Blu-ray e, no início, com pouca capacidade de armazenamento e processamento.

Felizmente o cenário dos netbooks mudou. Agora a maioria dos equipamentos possui uma boa capacidade de armazenamento, com HDs de 80 ou até 160 GB, 1GB de memória RAM, processadores Atom de 1,6 GHz e chips gráficos mais potentes, como na maioria dos notebooks de "baixo custo".

Aproveitando os novos recursos e preços convidativos (geralmente menos de 1.800 reais), muitos consumidores optam pelos netbooks no lugar de notebooks e até como computador principal. Possuir um netbook com tela maior do que 7 polegadas, processador mais potente e mais capacidade de memória e armazenamento amplia as possibilidades de trabalho, tornando os pequenos uma ferramenta importante de trabalho, fugindo do estigma de somente checar e-mails e navegar na internet.

Perfil do usuário

  • Todos os netbooks selecionados possuem o mesmo perfil, sendo indicados para pessoas que buscam uma ferramenta portátil de trabalho para as tarefas comuns de escritório, como editar documentos de texto, planilhas e apresentações.
Mas os netbooks estão à altura de tais tarefas? Eles podem realmente substituir um notebook? A resposta depende de cada usuário e suas necessidades. Mas, no geral, para satisfazer as necessidades de trabalho em viagens, finais de semana ou mesmo além do expediente em casa, os pequenos se dão muito bem e vieram para ficar.

O UOL Tecnologia separou três netbooks comuns no mercado nacional, com características idênticas de capacidade de processamento e memória, com preço inferior a 1.800 reais. Os netbooks selecionados foram: HP mini 1050, Positivo Mobo 1080 e Positivo Mobo 3G.

Todos os netbooks selecionados possuem o mesmo perfil, sendo indicados para pessoas que buscam uma ferramenta portátil de trabalho para as tarefas comuns de escritório, como editar documentos de texto, planilhas e apresentações.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host