UOL Notícias Tecnologia

01/06/2007 - 12h20

Mesas digitalizadoras simplificam trabalhos de criação e edição

Fernanda Ângelo
Para o UOL Tecnologia
Uma rápida olhada dá a sensação de tratar-se de um simples conjunto de mouse. De fato, as mesas digitalizadoras são compostas por mousepad, mouse e caneta. No entanto, sua aplicação vai bem além do controle de um cursor, especialmente para aqueles com alguma inclinação artística.

GUIA DE PRODUTOS
Crédito
Use os links abaixo para navegar pelo teste
TESTE COMPLETO
ACOSTUME-SE AO TABLET
VEJA O ÁLBUM DE FOTOS
MAIS TESTES NO GUIA DE PRODUTOS
O UOL Tecnologia testou dois modelos de mesas gráficas simples de usar, tanto para fazer algum trabalho de edição como em processos de criação visual no computador: o Graphire 4, da Wacom, e o TB-3100, da Trust.

Edição gráfica
Tanto a Graphire 4 quanto a TB-3100 permitem ao usuário brincar e editar textos e fotografias. O minucioso trabalho de seleção de uma determinada área da foto, que no Corel, por exemplo, exigiria concentração do usuário de um mouse comum, pode ser feito de modo mais simples com a caneta nessas pranchetas.

Mesmo os usuários menos dotados de capacidades artísticas conseguem fazer uso dos equipamentos. No caso da Graphire4, ela traz o software EverNote Plus, para reconhecimento de escrita, e o JustWrite Office 4 para marcar documentos do Office.

E, se mesmo depois de saber o que os recursos de edição lhe permitem fazer você não se atraiu pelas mesas, pode ser que ainda valha a pena comprar uma delas.

O motivo? Fabricantes garantem que ela reduz os riscos de lesão por esforço repetitivo. Além disso, por não custarem tão caro, elas representam uma maneira econômica de ter mais precisão e controle.

Questão de hábito
Vale a pena saber, antes de comprar um tablet, que você precisará de algum tempo —uns dias, talvez— para se adaptar ao tempo e modo de resposta da caneta e do mouse (Confira dicas para acostumar-se aos movimentos no tablet). É que, como esses produtos identificam a posição dos periféricos —e não apenas o seu movimento, como acontece com mouses convencionais— quando você os movimentar, ainda que no ar, a prancheta identificará a mudança de posição. Também por causa dessa capacidade, às vezes o cursor se movimenta um pouco mais lentamente.

Tablets são diferentes
O mouse e a caneta de ambas as mesas digitalizadoras são sem fio, mas nem pense em comprá-los para usar separadamente. A estratégia não deve funcionar, pois eles utilizam o sinal da própria mesa digitalizadora, em vez de um sensor óptico.

Isso porque a área de trabalho dessas "pranchetas" —de aproximadamente 20 polegadas na Graphire e cerca de 48 polegadas na TB-3100— é eletromagnética e, portanto, capaz de detectar níveis de pressão e até a espessura dos traços feitos pela caneta do artista.

Ambos os modelos identificam até 512 níveis de pressão. Isso significa que o usuário consegue simular o processo de desenho como se estivesse com um lápis sobre uma folha de papel. No caso da caneta da Wacom, ele consegue, inclusive, usar sua traseira para apagar traços —exatamente como fazemos com um lápis com borracha. O recurso ainda não existe no modelo da Trust.

Depende do software
Apesar dos recursos e sensibilidade das mesas digitalizadoras, suas capacidades só são totalmente exploradas conforme o software utilizado conjuntamente. Nesse caso, embora seja possível ao usuário baixar ou instalar os programas de sua preferência, o modelo da Wacom leva vantagem. Isso porque ele traz o Adobe Photoshop Elements e o Corel Painter Essentials 2 no pacote.

É verdade que o preço cobrado pela Graphire4 é praticamente o dobro do praticado pela Trust. A primeira tem valor sugerido de R$ 499 e a outra, R$ 209 (ambas em www.superkit.com.br). Vale considerar também o tamanho da área de trabalho da TB-3100, bem maior do que a da Graphire.

Conexão com o PC
Para se comunicar com o computador, as mesas usam conexão USB. No caso da Wacom, ela já é compatível com o Windows Vista, embora também trabalhe com as versões XP, 2000 do sistema operacional da Microsoft, além do Mac OS X, da Apple. Já a Trust roda em Windows 98, 2000, XP e 2003.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host