UOL Notícias Tecnologia

01/07/2010 - 16h08

'Relaxe, é só um telefone', diz Steve Jobs para minimizar problemas com iPhone 4

Da Redação
  • Divulgação

    iPhone 4 já é comercializado em cinco países

Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, tem o hábito de responder aos e-mails de alguns consumidores da sua empresa. No mais recente desses casos, o líder da companhia teria minimizado o iPhone 4 – nova mania entre os fãs e nem tão fãs da Apple -- escrevendo a um homem que enfrentava problemas com a antena do aparelho: “relaxe, curta a sua família. É só um telefone, não vale a pena”. A troca de e-mails foi noticiada por sites internacionais como o da revista “Fast Company” e do jornal “New York Post”, além dos blogs “TechCrunch” e “Gizmodo”.

Segundo a “Fast Company”, o dono do iPhone 4 identificado como Tom estaria enfrentando problemas com o sinal do aparelho – muitos usuários já relataram que, segurar o lado esquerdo do telefone (próximo aos botões de volume), o sinal diminui consideravelmente, chegando até a deixá-lo inativo. Tom teria descoberto um documento interno da Apple e, furioso, enviou um e-mail para Jobs, que respondeu: “você está alterado depois de alguns dias de rumores. Acalme-se”.

A discussão continuou (a troca de mensagens, em inglês, pode ser vista no Gizmodo), até que Jobs, em sua última resposta, teria escrito: “relaxe, curta a sua família. É só um telefone, não vale a pena”. Ele também disse que o usuário deveria estar usando o aparelho em uma área com sinal fraco e que a Apple está trabalhando no problema.

Em outra ocasião, um fã escreveu para Jobs reclamando sobre o mesmo problema. "Eu amei meu novo iPhone 4 (funciona muito bem), no entanto quando eu coloco a mão nas regiões de aço, eu perco todo meu sinal. Isso parece um erro comum. Algum plano para solucionar isso?", questionou o fã, que assinou o e-mail como Aram.

Steve Jobs supostamente respondeu dizendo que o problema era como Aram segurava o telefone. “Evite segurar dessa forma”, retrucou.

Sem sinal
O motivo da redução do sinal do telefone é que bem nessa parte de aço inoxidável, ao lado esquerdo do aparelho, fica localizada a antena de recepção de sinal da operadora de telefonia. Na parte de aço do lado direito ficam localizadas as antenas responsáveis pela captação de sinais Wi-Fi.

Outra solução dada pela empresa em comunicado é que os usuários comprem uma espécie de estojo de proteção de borracha para o telefone. “Segurar qualquer telefone celular causa certa alteração no desempenho da antena, com alguns lugares piores do que outros dependendo da localização da antena”, informa o comunicado da Apple, divulgado pela BBC.

Para resolver o problema, muitos usuários estão usando fita isolante e até lixa de unha: coladas no lado esquerdo do aparelho, elas tendem a melhorar a recepção do sinal, conforme relataram usuários aos sites da revista Wired e do jornal Guardian. Ryan Rhea afirmou que ''seu aparelho teve o sinal melhorado em até duas vezes'' depois que ele aplicou a fita isolante.

Lançamento
O iPhone 4 foi lançado em cinco países (Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Alemanha e França) e está disponível em duas cores, preto e branco, e é vendido a US$ 199 (a versão de 16 GB) e US$ 299 (a versão de 32 GB) -- os valores referem-se a aparelhos atrelados a planos de dois anos com a operadora AT&T. As novidades no produto da Apple são uma câmera frontal e uma câmera mais potente, em comparação aos modelos anteriores, com resolução de 5 MP. Além disso, o gadget tem o mesmo chip do iPad e tem bateria com maior duração.

A previsão é que o iPhone 4 comece a ser vendido no Brasil em setembro.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host