UOL Notícias Tecnologia

02/07/2010 - 10h45 / Atualizada 02/07/2010 - 14h36

Apple afirma que problema do iPhone 4 não é antena, mas sim barra indicadora do sinal

Da Redação*

*Atualizado às 14h30

  • Divulgação

A Apple divulgou um comunicado nesta quinta (2) informando que não há problemas na antena do novo iPhone 4, mas sim nas barras que mostram o sinal na tela do smartphone. As informações são do site Business Insider.

Segundo o comunicado, a empresa ficou “surpresa” após descobrir que a fórmula que usava para calcular quantas barras de intensidade de sinal são mostradas na tela estava totalmente errada.

“Nossa fórmula, em muitos casos, mostra equivocadamente duas barras a mais do que deveria para uma determinada intensidade de sinal”, diz o texto.

Segundo a Apple, o iPhone 4 mostra quatro barras, quando deveria mostrar apenas duas. “Usuários que observam uma queda de várias barras quando seguram o aparelho de certa maneira estão numa área com sinal muito baixo, mas eles não sabem disso porque nós estamos mostrando erroneamente quatro ou cinco barras. Sua grande queda nas barras acontece porque as barras altas nunca foram reais”.

Para corrigir o erro, a Apple irá adotar uma fórmula feita recentemente pela AT&T, operadora americana, para calcular as barras de sinal. A intensidade real do sinal permanecerá a mesma, porém o iPhone irá relatá-la de forma mais precisa.

Além disso, a empresa irá liberar em algumas semanas uma atualização do software do iPhone, gratuitamente, para corrigir o erro das barras.

O mais curioso é que a Apple admitiu que essa falha está presente desde a primeira versão do iPhone e, portanto, também irá liberar a correção para o iPhone 3GS e 3G.

Sem sinal

Logo após ser lançado em 24 de junho, o iPhone 4 começou a gerar reclamações de seus compradores, que enfrentam uma queda considerável no sinal do celular quando ele é segurado pelo lado esquerdo, próximo aos botões de volume.

Usuários tentaram até utilizar materiais como fita isolante e lixa de unha para fazer as barras de sinal subirem. Com os materiais isolantes utilizados na "gambiarra", a pele dos usuários parava de interferir no sinal.

Outra solução dada pela Apple foi que os usuários comprassem uma espécie de estojo de proteção de borracha para o telefone. “Segurar qualquer telefone celular causa certa alteração no desempenho da antena, com alguns lugares piores do que outros dependendo da localização da antena”, informava o comunicado da empresa.

Lançamento
O iPhone 4 foi lançado em cinco países (Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Alemanha e França) e está disponível em duas cores, preto e branco, e é vendido a US$ 199 (a versão de 16 GB) e US$ 299 (a versão de 32 GB) -- os valores referem-se a aparelhos atrelados a planos de dois anos com a operadora AT&T. As novidades no produto da Apple são uma câmera frontal e uma câmera mais potente, em comparação aos modelos anteriores, com resolução de 5 MP. Além disso, o gadget tem o mesmo chip do iPad e tem bateria com maior duração.

A previsão é que o iPhone 4 comece a ser vendido no Brasil em setembro.
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host