!
Usuários da loja de aplicativos da Apple reclamam que foram atacados por hackers, que estão usando suas contas no iTunes para fazer compras na App Store. Os gastos fraudulentos vão de US$ 100 a até US$ 400, de acordo com o site ''The Next Web''.
Site "The Next Web" destaca em vermelho aplicativos de um mesmo desenvolvedor dominando a lista dos mais vendidos, após usuários relatarem ataques às suas contas no serviço iTunes
Contas americanas e de outros países no mundo teriam sido atacadas. Em alguns casos, são feitas compras de vários aplicativos de baixo custo; em outros, apenas de um aplicativo com preço bem acima da média. Rankings de aplicativos mais vendidos também podem ter sido "hackeados''.
A Apple está recomendando que usuários envolvidos nos ataques troquem suas senhas e diz que tomou “medidas rápidas para retirar os aplicativos envolvidos nas fraudes”, de acordo com o ''Telegraph''.
Os rankings das categorias "Livros" na loja americana mostram de 40 a até 50 aplicativos próximos ao topo das listas de um mesmo desenvolvedor, chamado Thuat Nguyen. "É evidente que quando um desenvolvedor domina o ranking de uma determinada categoria, outros desenvolvedores de aplicativos são prejudicados. Mas quando isso acontece porque hackers estão usando contas dos usuários finais é um problema sério e que prejudica todo mundo", afirma reportagem do site '''The Next Web''.
Outros sites, porém, estão questionando o alcance dos ataques num universo de mais de 100 milhões de contas ativas no iTunes. Segundo o ''MacRumors'', o número de contas atacadas pelos hackers é “minúsculo”. O site afirma ainda que apenas 250 vendas de um livro por dia são suficientes para colocá-lo entre os dez títulos mais vendidos. Portanto, a subida no ranking notada pelos usuários e associada à fraude não indica que a falha de segurança está se espalhando.