UOL Notícias Tecnologia

24/09/2010 - 07h00 / Atualizada 27/09/2010 - 12h38

Saiba como funciona no iPhone 4 o Bluetooth e o compartilhamento de internet 3G

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia*

*Dúvidas enviadas por Bruno Verderamis, Hermes Gois e Marcos Costa

O iPhone 4 fez sua estreia 'avassaladora' no Brasil na última semana – já há relatos da falta de aparelhos e chips micro-SIM – e alguns usuários têm dúvidas sobre como o smartphone se comunica com outros aparelhos e redes. O UOL Tecnologia responde a seguir algumas questões enviadas por internautas; acompanhe abaixo. Para saber mais detalhes sobre o iPhone 4, veja outras dúvidas respondidas sobre o aparelho.

O iPhone 4 pode compartilhar internet 3G por cabo e wireless?
Sim, se o usuário utilizar as operadoras Claro, TIM e Vivo. A função é chamada de Compartilhamento de Internet (Internet Tethering) e pode ser encontrada em Ajustes > Geral > Redes. Ela transforma o iPhone 4 num modem 3G e é possível utilizar a internet em outros dispositivos a partir dele pelo cabo USB que acompanha o aparelho ou via Bluetooth.

A Oi, por meio da sua assessoria de imprensa, informou que não está autorizada pela Apple a oferecer o recurso por não possuir em seu portfólio planos de dados ilimitados para serviços 3G. Mas a empresa acrescentou que está negociando com a fabricante para permitir que esta funcionalidade esteja disponível em breve.

Ele tem Bluetooth capaz de transmitir dados e aplicativos para outros aparelhos?
No caso de aplicativos, não e no de dados, sim, mas com algumas restrições. Segundo a Apple, existem mais de 20 perfis de uso do Bluetooth e nem todos estão disponíveis no iPhone 4 (e gerações anteriores do smartphone).

Uma tarefa corriqueira para quem usa aparelhos de outras marcas é trocar arquivos com amigos pelo Bluetooth. O smartphone da Apple, no entanto, transfere apenas alguns tipos de arquivos – e sempre via aplicativos. Por exemplo, você pode compartilhar fotos pelo aplicativo PhotoShare.

Outras aplicações do Bluetooth no iPhone 4 são a de conexão com dispositivos do tipo handsfree, teclados, rádios automotivos e controles. Para todas elas, sempre é necessário que um aplicativo faça a integração entre os dois dispositivos e que a opção Bluetooth esteja ativada.

Para quem gosta de jogos, o Bluetooth ajuda ainda a criar uma rede para games com múltiplos jogadores. Da mesma forma que para os dispositivos citados anteriormente, é pelo jogo instalado nos aparelhos que o Bluetooth ''encontra'' os outros aparelhos.

Quando eu habilito o Bluetooth, o iPhone 4 não consegue achar nenhum celular, alguém sabe por quê?
Como foi dito na resposta anterior, o Bluetooth do iPhone utiliza apenas alguns dos vários perfis existentes para a tecnologia que habilita a comunicação sem fio entre dispositivos. Celulares de outras marcas conseguem detectar o aparelho da Apple, mas o contrário não acontece. Quando um celular tentar se conectar a ele, o iPhone informará que o aparelho não é compatível. Em relação a outros iPhones e produtos Apple, a conexão Bluetooth só acontece por intermédio dos aplicativos.

Além disso, apenas alguns dispositivos são compatíveis com iPhone (e também iPod Touch e iPad), portanto, verifique se o acessório com suporte Bluetooth que você vai comprar tem o selo “Made for iPhone”, iPad, etc.

Ele pode ser utilizado como pendrive sem necessidade de iTunes?

Não, a menos que você faça o jailbreak (prática que desbloqueia nos iPhones restrições impostas pela Apple) e utilize aplicativos não aprovados pela Apple.

Se o que você quer é acessar e editar arquivos de texto – com extensão .doc – pode usar programas como o Documents to Go e Good Reader, copiando os arquivos para seu iPhone.

Internet compartilhada

  • Reprodução

    iPhone 4 funciona como modem 3G via cabo USB ou Bluetooth

Como transfiro a minha agenda de contatos de um aparelho para outro?
Se você usa um modelo anterior de iPhone, é possível passar os contatos pelo iTunes. Antes de tudo, você precisa fazer um backup, pelo próprio iTunes – além dos contatos, você salva imagens, vídeos, aplicativos, configurações – e depois restaura tudo no iPhone 4. Veja o passo a passo feito pela MacWorld Brasil para a tarefa.

Usar o serviço web Mobile Me também ajuda na sincronização dos e-mails, contatos e calendário – não importa de qual dispositivo você acessar essas informações (PC, Mac, iPhone, iPod Touch ou iPad).

Se seu celular não é Apple, a tarefa é um pouco mais complicada. Como o iPhone 4 usa um novo padrão de chip, menor que o da maioria dos outros celulares, a técnica de copiar tudo para o chip e depois importar os contatos para o iPhone já não funciona (a menos que você tenha coragem de cortar o chip e, nisso, correr o risco de perder todas as informações que estão nele).

Existem programas (como o DataPilot, US$ 29,95), que transferem os contatos do seu antigo celular para o Outlook. Depois, dá para usar o iTunes e sincronizá-los do Outlook com o celular. O problema é que alguns deles ficam “embaralhados” ou alguns dados, como telefone, não salvos de forma correta. Em um teste do UOL Tecnologia, o caracter " / " do Outlook desapareceu quando foi para o iTunes.

Outra opção é o Google Sync, que sincroniza os contatos do Gmail com o iPhone.

Tem alguma dica sobre como passar contatos de um não-iPhone para o iPhone 4? Conte para nós no Fórum do UOL Tecnologia.

 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host