Topo

Após perder para Apple, Motorola pode fazer recall de celulares e tablets na Alemanha

Motorola apresentou novos modelos de smartphone nos Estados Unidos; na Alemanha, a empresa poderá ser submetida a um recall ou atualização de sistema de smartphones e tablets comercializados da marca - Brendan McDermid/Reuters
Motorola apresentou novos modelos de smartphone nos Estados Unidos; na Alemanha, a empresa poderá ser submetida a um recall ou atualização de sistema de smartphones e tablets comercializados da marca Imagem: Brendan McDermid/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

14/09/2012 16h57Atualizada em 14/09/2012 16h57

A Motorola Moblity, divisão de celulares da companhia americana comprada pelo Google, foi declarada culpada nesta quinta-feira (13) por usar patentes de software da Apple não licenciadas em smartphones e tablets da marca. Para corrigir a infração, a Motorola poderá fazer alguma espécie de recall atualizando os aparelhos e removendo a funcionalidade. As informações são da “BBC” e do jornal britânico “The Telegraph”.

O recurso utilizado pelos gadgets da Motorola cuja patente pertence à Apple é o “Overscroll bounce”. Ele, basicamente, consiste no fato de quando um usuário exagerar ao arrastar uma página para baixo, ela “pula” para o estado original, como se fosse um elástico.  Esta mesma patente foi utilizada por aparelhos da Samsung, que foi condenada nos Estados Unidos no fim de agosto. Veja na imagem abaixo em que consiste o recurso:

  • Reprodução

    Antes e depois do recurso "bounce-back" do sistema iOS, da Apple. Ao arrastar uma página, ela volta a sua posição original como um elástico

O Google comprou a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões no ano passado – a aquisição da companhia de celulares foi a maior feita pela gigante das buscas. Um dos motivos possíveis para a operação foi o constante ataque da Apple aos fabricantes de dispositivos Android (sistema operacional móvel do Google) por infração de patentes.

Comprando a Motorola, que contribuiu para o desenvolvimento da telefonia, a empresa poderia contra-atacar adversários e assegurar que fabricantes Android não sejam vítima de litígios. Desde a compra pelo Google, a Motorola já processou companhias como a Apple e Microsoft.

Apple perdeu no início do ano

No início do ano, a Apple acabou sendo punida em uma disputa na justiça contra a Motorola. A companhia cofundada por Steve Jobs foi obrigada a retirar a opção de atualização de e-mail por notificação de seus gadgets.

A corte alemã informou que a Apple infringia a patente EP0847654 da Motorola, que diz respeito à sincronização de status. Além disso, a Apple foi condenada a pagar uma quantia pelo uso sem autorização do recurso.

Na época, a Apple orientou os usuários alemães de como receber notificações de e-mail, de modo que não burlassem a decisão da corte do país. “Os usuários afetados receberão e-mails do iCloud e do serviço MobileMe, mas as mensagens só vão ser baixadas quando o aplicativo de e-mail for aberto. Ou se o dispositivo [iPhone, iPad ou iPod touch] tiver configurado para receber mensagens periodicamente”, diz a nota publicada pela Apple.

De acordo com a Apple, os serviços de notificação push bloqueados em função da ação da Motorola não afetam usuários de desktops, laptops ou que acessam o serviço de e-mail da Apple pela web.