Topo

O que já sabemos sobre o celular Galaxy S8? No que ele é melhor que o S7?

Imagem vazada do Galaxy S8 revela três cores - Reprodução/Twitter @evleaks
Imagem vazada do Galaxy S8 revela três cores Imagem: Reprodução/Twitter @evleaks

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

29/03/2017 04h00Atualizada em 25/09/2018 11h25

O lançamento do modelo mais recente da linha Galaxy S, a principal rival do iPhone, costuma ser cercado de expectativas. Mas depois do fiasco que foi o explosivo Galaxy Note 7 e diante dos escândalos de corrupção envolvendo a cúpula da Samsung, que levaram até à prisão do vice-presidente da marca, toda a atenção está voltada para o Galaxy S8, que deve definir o futuro da companhia sul-coreana.

O modelo será finalmente apresentado às 12h (horário de Brasília) desta quarta-feira (29), em Nova York (EUA) --na verdade, os modelos, já que os rumores falam em um S8 e um S8 Plus, com tela maior.

Veja como deve ser a oitava geração:

  • Tela: Super Amoled de 5,8 polegadas (S8) e 6,2 polegadas (S8 Plus) com resolução Quad HD+ (2880 x 1440 pixels)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 835 ou Samsung Exynos 8895
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB com suporte ao cartão microSD
  • Câmera traseira: 12 MP com tecnologia Dual Pixel
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Bateria: 3.000 mAh (S8) e 3.500 mAh (S8 Plus)
  • Assistente pessoal Bixby instalado
  • Resistência a água e poeira certificada pelo código IP68 (submerso a mais de 1 m por até 30 minutos)
  • Leitor de íris
  • Recursos de segurança do app Samsung Knox
  • Suporte à plataforma de pagamentos Samsung Pay
  • Carregamento sem fio (requer dock de carregamento, vendido separadamente)
  • Fones de ouvido feitos pela empresa de áudio AKG
  • Sistema operacional Android 7.0

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/galaxy-s8-1490717385223.vm')

Super tela

Disso tudo, o que mais vem chamando a atenção é a ausência de qualquer botão físico na parte frontal. Pela primeira vez na linha Galaxy S, os comandos "home", "voltar" e "multijanelas" serão acionados pela tela --uma grande virada da Samsung, que sempre apostou nos botões, inclusive no S7.

Sony, LG e Lenovo/Motorola já usam há anos os botões virtuais do Android, mas a Samsung deve inovar com uma tela com maior espaço de aproveitamento. As bordas devem ser curvas (ou seja, todos os modelos serão "edge") e praticamente sem laterais físicas nos dois modelos. O LG G6 veio com tela parecida.

Por conta dessa mudança, o sensor de digitais deve ir para a parte traseira, como já acontece com outros aparelhos como o Pixel, do Google . 

Assistente pessoal

  • 50693
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2017/03/29/voce-compraria-o-galaxy-s8.js

A nova linha vem com o Bixby, o novo assistente pessoal da Samsung. As interações serão por toque ou voz, mas não se sabe como ele funcionará na prática --nem o que ele tem de diferente em relação ao Google Assistant.

Três cores

Rumores apontam para três cores: "black sky" (preto céu), "orchid grey" (cinza orquídea) e "arctic silver" (prata ártico).

Processador parrudo

Por dentro, o S8 deve contar com o processador Snapdragon 835, um dos mais modernos, que roda a até 2,45 GHz, ou Exynos 8895, similar da própria Samsung que chega a 3 GHz. O S7 contava com Snapdragon 820 e Exynos 8890, dependendo do mercado.

Isso significa que os processadores são menores, gastam menos energia e carregam mais rápido, além de comportarem câmeras melhores. O primeiro celular lançado com o Snapdragon 835 foi o Sony Xperia XZ Premium.

Dobro de memória interna

O S8 deve vir com 4 GB de RAM. O que é ótimo, mas igual ao S7 --e na "guerra das especificações" isso já é visto como ultrapassado: o Asus Zenfone AR tem o dobro, 8 GB.

De memória interna, serão confortáveis 64 GB, contra os 32 GB do S7 vendido no Brasil, e ainda conta com entrada para cartão microSD. O iPhone 7 Plus tem 3 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento, sem espaço para memória extra.

Câmeras podem decepcionar

As câmeras devem vir com os mesmos 12 MP do Galaxy S7, mais tecnologia Dual Pixel (que melhora foco e entrada de luz), além de estabilização ótica e abertura f/1.7. Se for só isso, será uma decepção, já que nesses pontos não haverá avanço em relação ao modelo anterior.

Baterias da Sony

Informações preliminares apontam que a Samsung vai incorporar uma divisão da Sony a seus fornecedores de baterias, atualmente dois. Os modelos Galaxy S8, portanto, usarão as baterias de íons de lítio da japonesa, em uma tentativa de evitar repetir o que aconteceu com o Galaxy Note 7. $escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-infografico','/2017/comparacao-celular-1490743065387.vm')

Galaxy S7, Moto Z, Xperia XZ e iPhone 7: qual é o mais rápido?