Celular substitui telefone fixo em dois terços dos domicílios
Um estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta para crescente proporção de domicílios sem telefonia fixa, hoje em 45,6%. O resultado da pesquisa "Sistema de Indicadores de Percepção Social: Serviços de Telecomunicações" indica que a telefonia fixa vem sendo substituída pelo celular.
"O serviço mais tradicional de todos indica o efeito substituição gerado pela telefonia móvel. Dos que não possuem telefone fixo no domicilio, quase dois terços [59,4%] afirmaram que o celular substitui o telefone fixo", comenta o instituto.
Segundo o Ipea, a telefonia fixa está presente em 54% dos domicílios. Embora o serviço tenha encolhido no país, 72,9% dos entrevistados têm a percepção de que a qualidade é positiva. Na telefonia móvel, a avaliação positiva é de 65,5% dos entrevistados.
Dos domicílios pesquisados que possuem celular, 78,6% afirmaram que utilizam somente o plano pré-pago e 2% informaram usar o pós-pago. Em 29,2% dos domicílios pesquisados, todos os moradores possuem celular.
O levantamento indica ainda que, em relação à cobertura do serviço móvel, 15,5% responderam que, no seu domicílio, nenhum morador possuía telefone celular.
"Aparentemente, existe contradição com as informações divulgadas pelas operadoras. Para elas, o número de linhas móveis já comercializadas permite inferir que todos os brasileiros usam o serviço. Essa aparente contradição enseja novos estudos para esclarecer os motivos pelos quais nesses domicílios não há utilização do serviço", ressalta a pesquisa.
Apesar das falhas no segmento móvel, o acompanhamento do Ipea considera que, de todos os serviços avaliados, a telefonia celular é a que constitui o mercado mais competitivo, pelo menos nacionalmente. "Entretanto, em termos regionais, a situação não é a mesma".
A pesquisa aponta para uma "aparente dissociação" de seus resultados com o que é relatado pelas instituições de defesa do consumidor. Conclui-se que a telefonia celular "não tem a pior avaliação entre os serviços de telecomunicações ofertados no Brasil".
Porém, a pesquisa destaca que, quando se trata principalmente do acesso à internet via celular, os entrevistados "não conhecem as principais regras dos serviços contratados". Segundo as análises do Ipea, "possivelmente, a falta de transparência na relação dá origem à grande massa de reclamações registradas pelos órgão de defesa do consumidor".
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