UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Proteja seu micro
23/01/2008 - 07h05
Antivírus no celular elimina as pragras

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia

Antivírus já é software padrão em qualquer computador, mas no celular ainda é raridade. Quantas pessoas você conhece que têm um instalado no aparelho? Com a crescente popularização da troca de arquivos por Bluetooth e MMS, é preciso começar a pensar seriamente em baixar um defensor contra pragas.

Para garantir a segurança de seu telefone, o primeiro passo é evitar ser contaminado. Aceitar conexões de pessoas desconhecidas por Bluetooth ou arquivos estranhos por MMS, como nos e-mails, é baixar a guarda. Mas, além disso, você deve fazer varreduras constantes para detectar algum vírus que tenha passado despercebido.

As grandes empresas de antivírus já estão trabalhando neste novo nicho. A Symantec, por exemplo, desenvolveu sistemas de segurança para as plataformas Windows Mobile e Symbian voltados especialmente para empresas. A McAfee também tem um software com proteção em tempo real para aparelhos baseados na tecnologia da Microsoft.

A AVG, a F-Secure e a Kaspersky também possuem versões de teste de seus antivírus, que podem ser baixados da Internet e instalados em celulares com estas plataformas. Para smartphones com Palm OS, é possível usar o JSJ Antivírus.

O procedimento, em geral, é simples. Basta instalar o programa no aparelho, fazer uma atualização pela sincronia com o computador ou por conexão wireless e realizar a busca e eliminação de pragas.

Se o seu antivírus encontrar um malware, mas não conseguir eliminá-lo, ainda é possível desinstalá-lo. No site da F-Secure, você pode buscar pelo nome do vírus e, então, encontrará uma ferramenta de desinfecção específica para aquele vírus ou um passo-a-passo com a desinstalação manual.

Com a crescente contaminação, é sempre bom checar com periodicidade se não há nenhum intruso no seu celular.