UOL Notícias Tecnologia

02/06/2010 - 16h58 / Atualizada 02/06/2010 - 17h08

Spams com tema da Copa do Mundo crescem 27%, diz empresa de segurança

Do UOL Tecnologia
  • Um dos golpes usa a Coca-Cola e a marca da Fifa. Ao colocar o mouse sobre a imagem, internauta percebe que o endereço na barra inferior (como apontam as flechas em vermelho) não tem qualquer relação com a Coca-Cola: isso já é uma pista

A quantidade de spams (mensagens não solicitadas) relacionados à Copa do Mundo 2010 cresceu 27% entre abril e maio, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (2) pela empresa de segurança Symantec. A companhia diz já ter identificado diversos tipos de ataques maliciosos diferentes que usam o evento esportivo para chamar a atenção dos internautas.

“Os usuários deverão receber muitas variações de spam nas próximas semanas, com ofertas de ingressos falsos para os jogos, malwares via vídeo que alegam mostrar destaques dos jogos e ofertas de produtos falsos da Fifa”, diz o comunicado da companhia. O crescimento de 27% compara o volume dessas mensagens em abril com a quantidade registrada até 25 de maio.

Mensagens fraudulentas fazem parte de um golpe chamado phishing scam, em que golpistas disparam e-mails oferecendo arquivos em anexo ou links. Quando os internautas clicam nessas “iscas”, podem instalar involuntariamente códigos maliciosos em seus computadores, infectando-os. O principal objetivo dessa fraude é o roubo de informações financeiras, como dados bancários e de cartão de crédito.

Segundo a Symantec, os spams associados à FIFA usam com frequência alguns termos, como “Fifa 2010”, “2010 Fifa”, “Football World Cup" e "FIFA World Cup".

Para não cair nesses golpes, os internautas nunca devem clicar em links ou abrir anexos de mensagens enviadas por pessoas desconhecidas. Além disso, geralmente é possível identificar esse tipo de fraude ao colocar o mouse sobre o link ou imagem divulgado no e-mail: o endereço que aparece na barra inferior nada tem a ver com o que promete a mensagem. Exemplo disso é o e-mail fraudulento da promoção "Carregadores da Bandeira", da Coca-Cola, já explorada por golpistas.
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host