UOL Notícias Tecnologia

20/07/2010 - 15h38 / Atualizada 20/07/2010 - 16h55

Personagens de 'Crepúsculo' e prisão de Lindsay Lohan são iscas para golpe virtual

Da Redação
  • Divulgação

    Personagens da saga Crepúsculo são utilizados como isca para roubar informações de usuários

Criminosos do mundo virtual estão se aproveitando da exposição da prisão da atriz americana Lindsay Lohan e a repercussão do lançamento do terceiro filme da saga Crepúsculo – Eclipse – para contaminar computadores. As informações são da empresa de segurança Symantec que divulgou nesta terça-feira (20) o aumento de ocorrências com esses termos, sem apresentar números específicos.

De acordo com a empresa, e-mails, mensagens em redes sociais ou em programas de mensagem instantânea que oferecem links com imagens da atriz americana sendo presa ou fotos de Robert Pattinson nu podem estar infectados.

Ao clicar nesse tipo de link, o usuário poderá instalar algum vírus, spywares, programa de keylogging e outros malwares. Com isso, os criminosos podem roubar informações pessoais do internauta, como senhas de conta bancária ou de e-mail.

Esse tipo de ataque – que usa assuntos que estão em voga na mídia para chamar a atenção das pessoas – é conhecido como engenharia social. E, constantemente, golpistas utilizam esse tipo de artifício para enviar mensagens de e-mail em massa (spams) ou links maliciosos às pessoas.

Outros casos
Recentemente, circularam pela internet e-mails que remetiam ao caso Bruno. As mensagens eletrônicas prometiam fotos de vestígios do corpo de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro. Ao clicar no suposto link para as imagens, um malware se autoinstala no computador, que permite o roubo de informações confidenciais por spammers.

Durante a exibição de realities show, os golpistas utilizam o mesmo tipo de artifício. Na última edição do BBB, por exemplo, e-mails sobre a morte do ex-BBB Elieser ou com notícias sobre um possível filme pornô com as participantes Cacau e Morango se espalharam pela internet.

A empresa pontua ainda que as crianças são mais suscetíveis a caírem nesse tipo de ataque. Segundo o Norton Online Family Report, 19% das crianças clicam no que recebem, sem se preocupar com o que está fazendo.

Prevenção
Para evitar cair nesse tipo de golpe, a empresa sugere que o usuário exclua o e-mail que contiver mensagens “apelativas” sobre Eclipse ou Lindsay Lohan e ignore links que prometam “revelações bombásticas” sobre a atriz americana ou o filme. Além disso, é importante que o usuário mantenha um software de antivírus ativo e atualizado.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host