Sony Ericsson W205 aposta em música para atrair os interessados no básico
BRUNO ROBERTI||Para o UOL Tecnologia
W205 pode ser uma boa opção para aqueles que querem levar um tocador digital no bolso
ÁLBUM DE FOTOS |
---|
![]() |
![]() |
Apesar de ser considerado o celular mais básico da Sony Ericsson, o modelo W205 vai além das funções fazer e receber chamadas. Ele se destaca quando o assunto é música e pode ser uma boa opção para aqueles que querem levar um tocador digital no bolso. Na hora de tirar fotos e fazer vídeos, o aparelho leva a sério sua classificação de “básico” e pode não satisfazer os mais exigentes. O preço sugerido do modelo pré-pago é de R$ 249.
Com formato deslizante, o acesso à função “Walkman” é feito diretamente da parte frontal do aparelho, com controles para trocar de faixa, dar pause ou tocar. Já o volume está na lateral do celular. As músicas ficam separadas por artista, álbuns ou faixas. Se preferir, você ainda pode organizar suas preferidas em lista de reprodução.
Durante a canção, a tela do aparelho exibe informações sobre a música, além de uma foto pequena do álbum.
Essas informações são obtidas por recurso do W205 chamado TrackID. Ao acionar a opção, um trecho da música será gravado e enviado pela internet. Se a música estiver no banco de dados, em alguns segundos o celular vai exibir as informações básicas sobre aquela canção.
Os pontos fracos da função “Walkman” são a compatibilidade com formatos musicais, já que ele aceita apenas MP3 e AAC, e a dificuldade em achar os recursos, como o TrackID e o rádio FM. Essa última alternativa só funciona com o fone de ouvido, pelo fato de ela servir de antena.
Conheça os ''basicões''
Simplicidade de celulares não elimina recursos extras; conheça
Veja tabela comparativa entre modelos básicos de celulares
Nokia XpressMusic quer fisgar jovens com ''High School Musical''
Basicão da Samsung carrega via energia solar, mas não tem câmera
Modelo básico da LG tem controles ''rústicos'' para facilitar comandos
Outras funções do celular da Sony Ericsson lembram o usuário por que o celular se encaixa na categoria básica. A câmera, por exemplo, é de apenas 1.3 MP de resolução, com zoom de 2x. Apesar de fazer vídeos, a qualidade não é das melhores – mas o foco, na hora da compra, não é exatamente filmar.
A memória interna do aparelho é pequena: 5 MB, insuficientes para armazenar dez músicas. Como o celular aposta em canções e ainda oferece a opção de gravar vídeos, o usuário precisa recorrer ao cartão Memory Stick Micro para não ter problemas com espaço de armazenamento – um modelo de 2 GB acompanha o produto. Com essa capacidade, dá para guardar cerca de 500 canções.
De funções básicas, o W205 tem alarme, tarefas, notas, cronômetro, calculadora e lanterna, que deixa a tela do aparelho branca para melhor iluminação. Além disso, possui navegador web (Opera), gravador de som e suporte a MMS, serviço de mensagens multimídia que permite ao usuário enviar fotos, vídeos ou músicas para outro celular.
Com teclas pequenas, o menu intuitivo de fácil acesso é exibido pela tela de 2,5 polegadas, resolução de 128 x 160 pixels e 65.000 cores. Já em relação às conexões, o Sony Ericsson tem Bluetooth e USB, cujo cabo precisa ser adquirido à parte.
Pontos positivos: organização e reconhecimento de músicas
Pontos negativos: compatibilidade com poucos tipos de arquivos de música e capacidade de
armazenamento