- UOL Tecnologia
- Ações da Nokia afundam após advertência sobre perda de mercado
- 31/05/2011
- AFP - Tecnologia
- UOL Tecnologia
- 4
31/05/2011 - 15h07 / Atualizada 31/05/2011 - 15h09
Ações da Nokia afundam após advertência sobre perda de mercado
HELSINQUE, 31 Mai 2011 (AFP) -A ação da Nokia, número um mundial em telefonia móvel, perdeu nesta terça-feira 17,5% na Bolsa de Helsinki depois que a direção revisou para baixo seus resultados devido a vendas decepcionantes, deixando o preço da ação no nível que tinha em 1998.
Em um comunicado divulgado nesta terça-feira à tarde, a Nokia anunciou uma revisão para baixo de seus resultados para o segundo trimestre e assegurou que não pode fazer previsões anuais, devido a vendas decepcionantes.
Stephen Elop, diretor gerente canadense da Nokia, explicou durante uma conferência por telefone que a piora da situação se deve à concorrência feroz na China e na Europa, onde os telefones com o sistema operacional Android, da americana Google, estão ganhando força.
"Vemos muitos telefones Android no mercado", disse, antes de reconhecer sua "enorme" preocupação com o valor de mercado da Nokia.
"Claramente há uma pressão nos preços e estamos sob pressão para saber qual é o bom preço", para os smartphones Nokia.
A Nokia prevê que o volume de negócios da divisão de telefones (Devices & Services) será "substancialmente inferior" à previsão anterior que indicava vendas de 6,1 a 6,6 bilhões de euros, indicou o grupo finlandês.
"Devido a uma mudança inesperada nas previsões do segundo trimestre, a Nokia acredita que não é apropriado apresentar objetivos anuais para 2011".
A Nokia anunciou em fevereiro uma aliança com a americana Microsoft, que equipará os telefones Nokia progressivamente com seu sistema operacional Windows Phone para reconquistar o terreno perdido.
O primeiro Nokia com Windows Phone deve ser entregue no 4º trimestre, indicou a Nokia nesta terça-feira.
A competição das americanas Apple e Google na telefonia fez com que a Nokia passasse por dificuldades nos últimos dois anos, que se traduziram em cortes de postos de trabalho, em uma queda rápida de seu valor de mercado e em resultados medíocres.
A Nokia deve divulgar seus resultados do segundo trimestre em 21 de julho.