Em 2009, a Abes (Associação Brasileiras das Empresas de Software), a BSA (Business Software Alliance) e ESA (Entertainment Software Association) contabilizaram um aumento de 251% em denúncias de software piratas, em comparação a 2008. Ao todo foram quase 6 mil denúncias feitas por telefone ou e-mail, que resultaram em mais de 10 mil notificações a empresas ou usuários.
No que diz respeito ao comércio de CDs piratas no país, durante o ano passado, foram realizadas mais de 600 operações, resultando na apreensão de 1.128 milhão de mídias piratas.
Um ramo explorado pelos vendedores piratas são as vendas pela internet. Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da Abes, Antônio Eduardo Mendes da Silva, mais de 313 sites e 19,3 mil anúncios foram retirados do ar.
De acordo com Silva, o crescimento de denúncias neste segmento é reflexo de parcerias com sites de comércio eletrônico, como o Toda Oferta e o Mercado Livre, que tiram sites do ar quando identificam que o software comercializado é pirata.