UOL Notícias Tecnologia

23/01/2010 - 07h00 / Atualizada 23/01/2010 - 07h00

Conheça dicas de segurança para não se dar mal na Campus Party

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia*

Para quem vem à Campus Party pela primeira vez e pensa no evento como um grande acampamento digital “entre irmãos”, onde você terá paz para desfrutar da conexão de 10 Gbps, é melhor ficar mais atento.

Serão cerca de 6 mil pessoas num só lugar convivendo, durante os próximos sete dias, em meio a milhares de equipamentos caros e portáteis. Preste atenção nos seus pertences e veja algumas dicas para não levar más lembranças para casa.

Uma das mudanças neste ano foi a contratação de uma nova equipe de segurança pela Futura Networks, organizadora do evento, o que traz esperanças aos participantes de que haverá uma vigilância mais cuidadosa.

“Ano passado, tivemos quatro incidentes envolvendo furtos de equipamentos. É um número pequeno, até mesmo se compararmos com outros eventos simultâneos à Campus Party, que costumam ter 20 vezes mais ocorrências”, minimiza Marcelo Branco, diretor geral do evento. Em 2009, a Campus Party foi realizada simultaneamente à São Paulo Fashion Week.

Uma das medidas tomadas pela organização do evento é a identificação dos equipamentos com etiquetas, que são conferidas com a credencial do participante cada vez que entra ou sai da Arena dos Campuseiros. Mas os próprios participantes relatam que o procedimento não é feito à risca e nem sempre as mochilas são revistadas.

Ainda, conforme consta nas normas do evento, a organização não irá se responsabilizar pelo furto, perda, roubo dos objetos de valor ou quaisquer tipos de danos aos equipamentos. Logo, a recomendação número um é que cada participante leve sempre na mochila seus pertences mais estimados para onde quer que vá.

Branco alerta que o cuidado que um campuseiro deve ter é semelhante ao de quando está em locais de grande aglomeração de pessoas. “É o mesmo que ir a um estádio de futebol e deixar a câmera fotográfica na cadeira, enquanto você vai ao banheiro. Quando você voltar, há uma grande possibilidade de que ela não esteja mais lá”.

Vigilância 24x7

Como em qualquer lugar público, preste muita atenção na sua carteira com documentos, cartões e dinheiro. Guarde sempre junto com você.

Se você for à Campus Party com sua turma, uma dica é combinar um revezamento na guarda das mochilas e equipamentos nas bancadas. Assim você poderá passear pelo pavilhão de exposições, participar de palestras e simuladores mais confortavelmente — sem carregar sua mochila pesada.

Armários com chave, desses utilizados em bibliotecas públicas, são um item interessante que a organização da Campus Party ainda não adotou. Dessa forma, os cadeados, grandes e pequenos, são especialmente úteis para uso nas malas, mochilas, cases de notebooks e zíperes das barracas. Mas preste atenção: não deixe objetos de valor dentro do camping, mantenha-os sempre perto de você.

Ainda na área de camping, enquanto estiver dormindo, não deixe nada de valor perto da saída da barraca, caso for deixá-la aberta. Alguém pode se aproveitar do seu momento de descanso para pegar objetos que estiverem à mão.

Levo notebook ou desktop?

Alguns usuários preferem levar desktops, que são mais pesados e mais difíceis de passarem despercebidos numa tentativa de furto. Mas se você quer levar seu notebook, existem cabos de segurança — iguais àqueles utilizados no mostruário das lojas de eletrônicos — que você pode comprar (existem opções desde R$ 15 a 300). Eles são feitos geralmente de aço e vêm com uma trava de segurança (chave, cadeado numérico ou em “T”), que impede que a máquina seja movida.

Meu notebook sumiu. E agora?

No caso do pior cenário acontecer — furto de equipamentos de valor como computadores, celulares, câmeras fotográficas e HD externos — informe à organização do evento e registre a ocorrência no posto móvel da Polícia Militar no Centro de Exposição Imigrantes.

* Colaborou Juliana Carpanez

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host