UOL Notícias Tecnologia

15/02/2010 - 12h57 / Atualizada 15/02/2010 - 15h35

Microsoft apresenta o Windows Phone, versão rebatizada do Windows Mobile 6.5

Da Redação*

*Atualizada às 13h59

A Microsoft lançou nesta segunda (15) a nova geração do seu sistema operacional para celulares, o Windows Phone Series 7, durante o Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha). Ele substitui o sistema anterior, o Windows Mobile 6.5, com uma interface renovada, além de trazer maior integração com redes sociais.

Com a nova plataforma, a empresa declarou em comunicado à imprensa que espera oferecer uma "nova abordagem em termos de software para smartphones, com um design novo e que realmente integre experiências, para trazer à superfície o conteúdo da Web e aplicações que realmente importam aos usuários".

Pela primeira vez, a Microsoft irá integrar por meio do Windows Phone 7 Series os jogos do Xbox LIVE, músicas e vídeos do Zune num único dispositivo. Parceiros já começaram a fabricar aparelhos (entre os prováveis, estão Dell, Garmin-Asus, LG, Samsung, Sony Ericsson e HP) e os consumidores poderão comprá-los, segundo a empresa, ainda no final deste ano.

Steve Ballmer, CEO da companhia, ressaltou que "num mercado cheio de telefones que têm a mesma aparência e fazem as mesmas coisas, nós desafiamos nossa equipe a oferecer uma experiência diferente em telefonia móvel. O Windows Phone 7 é uma guinada neste mercado, com um sistema que realmente reflete a velocidade da vida das pessoas e sua necessidade de se conectar com outras, sem cortes no caminho".

Estratégia de sobrevivência

O anúncio da Microsoft foi visto como mais uma tentativa da empresa de se manter viva no mercado de softwares para smartphones, disseram analistas.

A empresa detém atualmente 8,8% do mercado global de sistemas operacionais, de acordo com a consultoria Canalys, porcentagem que teve queda em relação ao ano anterior, quando a Microsoft possuía 13,9%.

Um dos motivos para a queda está ligado ao caráter corporativo do sistema operacional da companhia, que conquistou mais usuários no mundo de negócios do que entre jovens, como aconteceu com as concorrentes como Apple e RIM (fabricante do BlackBerry).

A atualização vem depois de uma recepção morna para o Windows Mobile 6.5, lançado em outubro do ano passado, que foi visto por muitos analistas como uma alternativa pobre diante de um mercado onde os competidores evoluem rapidamente.

Com agências internacionais
 

 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host