UOL Notícias Tecnologia

25/02/2010 - 15h05 / Atualizada 25/02/2010 - 17h10

Na Letônia, "Robin Hood virtual" desafia as grandes empresas

Da Redação

Um hacker anônimo, que atende pelo apelido de Neo (uma referência ao personagem do filme Matrix), poderia também ser chamado de Robin Hood dos tempos modernos.

Para mostrar que a crise econômica não afeta todas as pessoas da mesma maneira, ele decidiu hackear os servidores dos principais bancos da Letônia, revelou reportagem do site da BBC.

No total, o autor dos cibertaques, que reivindica ser do misterioso “Exército do Quarto Despertar do Povo”, teria obtido dados confidenciais de mais de mil estabelecimentos e feito o download de 7 milhões de documentos financeiros em três meses. Entre os dados, estão a remuneração de diretores das grandes empresas atacadas, informou o Le Monde.

Novo herói
Apesar das dificuldades da crise econômica, os dados obtidos pelo hacker indicam que a maioria dos gestores das empresas não reduziu seus salários. Outros documentos mostram que as empresas de propriedade do estado usam distribuição de prêmios/bônus, enquanto recebem ajuda governamental.

A Letônia, país onde vive o hacker, passa pela sua pior crise econômica desde a independência da União Soviética em 1991. A taxa de desemprego subiu para 23%. Um dos apresentadores da televisão estatal letão citado pela BBC na matéria, disse que o jovem hacker ganhou "um estatuto de herói para alguns. "Muitas pessoas o vêem como um Robin Hood virtual", disse.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host