UOL Notícias Tecnologia

08/04/2010 - 14h25 / Atualizada 16/04/2010 - 14h53

Nova versão do sistema operacional do iPhone permite realizar tarefas simultâneas

Da Redação*
  • Eric Risberg/AP

    Steve Jobs, durante apresentação da nova plataforma do iPhone; celular vai realizar multifunções

* Atualizado às 15h11

Menos de uma semana após lançar o iPad, a Apple apresentou nesta quinta (8) os novos recursos do sistema operacional do iPhone, em evento para a imprensa na matriz da empresa em Cupertino, Califórnia (EUA). A versão OS 4.0 será disponibilizada aos usuários em julho deste ano e os desenvolvedores terão acesso ao novo sistema a partir de hoje.

O iPhone OS 4.0 trará finalmente a função multitarefa, que permite ao usuário realizar mais de uma ação ao mesmo tempo. A novidade multitarefa, no entanto, não irá funcionar em iPods touch da segunda geração nem no iPhone 3G -- somente nos modelos mais modernos: iPods touch da terceira geração e iPhone 3GS.

Jobs explicou que o lançamento desse recurso demorou, pois a Apple tentava resolver o problema do gasto excessivo de bateria e perda de desempenho do smartphone nesse modo. As informações são do "Engadget", que acompanhou o evento em tempo real.

Além de multitarefa, o novo iPhone OS 4.0 permitirá zoom digital de 5X, sugestão de buscas na web, suporte a teclado Bluetooth, fontes para e-mail maiores e a alertas de SMS.

Para explicar a função de tarefas simultâneas, Scott Forstall, vice-presidente sênior de iPhone Software da Apple, mostrou o aparelho operando simultaneamente uma rádio online em segundo plano, enquanto outros aplicativos eram usados.

David Ponsford, gerente do projeto Skype para o iPhone da Skype, explicou o funcionamento do software com a nova multitarefa do smartphone. "Até hoje, navegar fora do aplicativo significava ficar offline. Agora eu vou para o segundo plano, mas ainda consigo receber chamadas."

A interface para gerenciar todos aplicativos é simples. Com um clique duplo no botão home aparecerá uma barra mostrando todos os aplicativos ligados. Para mudar de um aplicativo para outro, bastará clicar num deles, como numa barra de tarefas do Windows ou Mac OS X.

Geolocalização

Na nova versão do iPhone também será possível escolher os serviços que irão usar geolocalização, através da opção Location Services. E, enquanto o usuário recebe as informações, pode continuar ouvindo música, por exemplo, ou deixar outros aplicativos abertos.

Será possível integrar a geolocalização com sites e redes sociais como o Foursquare. Para preservar a privacidade do usuário, ele receberá uma notificação sempre que algum aplicativo pedir sua localização.

Criar pastas para aplicativos

Outra novidade interessante do novo sistema é a possibilidade do usuário criar pastas com seus atalhos. Essas pastas funcionarão no esquema "drag and drop" (arraste e solte) e servirão para organizar os apps baixados. Eles não ficarão todos juntos, como nas versões anteriores do sistema.

Integração de aplicativos

O gerenciador de e-mail unificará várias contas. Agora vai ser possível, por exemplo, configurar uma conta do Exchange com uma do Yahoo! e, ainda, abrir anexos com aplicativos baixados. Por exemplo: um arquivo do Word poderá ser aberto com o app Documents to Go.

No caso de aplicativos que levam algum tempo para concluir uma tarefa, como carregar fotos para o Flickr, o usuário pode continuar a fazer upload das fotos no segundo plano. Além disso, ele poderá sair de um aplicativo, salvá-lo e depois reiniciá-lo exatamente do ponto onde o deixou.

iBooks

O iPhone OS 4.0 também virá agora com o iBooks, aplicativo que permite a compra de livros eletrônicos, até o momento exclusivo no iPad.

Aplicativo ou anúncio?

A Apple também falou sobre aplicativos gratuitos da AppStore, que poderão ter propagandas. De fato, os anúncios terão a mesma "cara" que um aplicativo. “Nós temos uma série de aplicativos gratuitos – nós gostamos disso, os usuários também, mas os desenvolvedores precisam achar alguma forma de ganhar dinheiro e nós gostaríamos de ajudá-los”, disse. Da receita de propagandas em aplicativos, 60% ficará com o desenvolvedor e o restante com a Apple.

  • Robert Galbraith/Reuters

    Steve Jobs durante apresentação do novo sistema operacional do iPhone, o OS 4.0

iPad até agora

Jobs iniciou a apresentação com um balanço do iPad. Ele afirmou que a empresa já vendeu 450 mil desses portáteis desde sábado (3), quando o tablet foi lançado oficialmente nos Estados Unidos (3). Desse total, 300 mil unidades foram comercializadas somente no primeiro dia.

Ainda de acordo com o líder da Apple, a empresa também já contabiliza 600 mil downloads de livros para o computador portátil (250 mil dos chamados iBooks somente no primeiro dia de vendas) e 150 mil aplicativos para o tablet, que já tiveram 3,5 milhões de downloads.

Em seguida, Jobs falou da AppStore. Até o momento, os usuários baixaram 4 bilhões de aplicativos. "E ela já possui mais de 185 mil aplicativos", frisou o CEO da empresa. A Apple já vendeu 50 milhões de iPhones. Junto com o iPod, já são 85 milhões de dispositivos vendidos. 

Atualização anual

Essa é o terceiro evento anual em que a Apple revela à mídia as mudanças que estão por vir no sistema operacional do iPhone, desde seu lançamento em junho de 2007.

Em 2008, a Apple lançou o iPhone SDK, que criou a base para os aplicativos que agora são o principal atrativo para os usuários do smartphone, além de revelar suas intenções de conquistar também usuários corporativos.

Em 2009, a Apple apresentou ferramentas para os desenvolvedores de aplicativos, como compras pelo próprio aplicativo e conectividade peer-to-peer. Além disso, incorporou novas funcionalidades (até por pressão dos usuários do iPhone), como Copiar&Colar e suporte a MMS.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host