UOL Notícias Tecnologia

12/04/2010 - 20h50 / Atualizada 13/04/2010 - 07h47

Estresse com demora do PC, "síndrome da Ampulheta" afeta 66% dos americanos

Da Redação

Explicando a síndrome

Getty Images
A síndrome de Hourglass (ou síndrome da Ampulheta), consiste no estresse que os usuários passam ao esperar para que alguma função no computador seja executada. A ampulheta dá nome à síndrome, pois a maioria dos sistemas operacionais, enquanto executam funções, usam como símbolo uma ampulheta que fica se movimentando.

Se você fica estressado enquanto espera seu sistema operacional atualizar, faz download de imagens, músicas ou vídeos da internet, é possível que você sofra da síndrome de Hourglass (ou síndrome da Ampulheta).

De acordo com um estudo, encomendado pela Intel, 66% dos usuários de computador ficam nervosos de alguma forma pela demora nos processos tecnológicos e 23% se descreve como muito ou extremamente estressado. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.

“Nós constatamos que 41% dos adultos ficam nervosos durante a espera”, disse Agnes Kwan, que é porta-voz da Intel.

Kwan ainda acrescentou que a chamada “Síndrome da Ampulheta” é um termo que designa a frustração que os usuários de computador têm ao esperar alguma função diante do computador, enquanto olha aquela fatídica ampulheta se movendo lentamente.

“Em casos extremos, 4% dos usuários entrevistados disseram que esperam de uma a três horas para que o computador ‘responda’. Durante esse tempo, a espera cria um estresse, sobretudo quando as pessoas têm pouco tempo para realizar uma tarefa”, complementou Agnes.

Com o advento de redes sociais (como Twitter e Facebook), assim como sites de vídeo e música, os usuários estão usando o computador para mais aplicações que há alguns anos. Alguns PCs não têm hardware suficiente para tal uso, fazendo com que o estresse e a frustração aumentem.

Feita pela Harris Poll, a pesquisa foi realizada nos Estados Unidos com 2.315 pessoas. De acordo com o levantamento, na média, as pessoas gastam cerca de 13 minutos por dia esperando o processamento de alguma tarefa no computador. Esse número equivale a quase 3 dias de espera, em um ano.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host