UOL Notícias Tecnologia

23/04/2010 - 07h00 / Atualizada 23/04/2010 - 18h50

Álbum virtual da Copa do Mundo é alternativa contra a falta de figurinhas nas bancas

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
  • Reprodução/FIFA

    Na versão virtual do álbum da Copa do Mundo, colecionador não fica sem figurinhas novas

Anda irritado toda vez que chega à banca de jornal e não encontra as figurinhas da Copa do Mundo para comprar? Uma atividade bem mais tranquila – e gratuita – é começar o seu álbum virtual, igualzinho ao de papel, e ainda com a vantagem de poder trocar as figurinhas em tempo real pela internet, com gente de toda parte do mundo.

Pois é, você não precisa mais amaldiçoar aquele vizinho que passou na banca e acabou com o estoque do jornaleiro, nem apelar para o mercado negro. No site oficial da FIFA, depois de criar um login e senha, o usuário pode acessar a área de jogos e clicar no Álbum de Figurinhas Virtual da Panini para começar a coleção. Para ver como ela funciona, acompanhe o álbum do UOL Tecnologia com os passos iniciais

"Mas qual é a graça de um álbum virtual?", deve perguntar um colecionar mais tradicionalista. Como se trata de uma animação em Flash, o álbum tenta reproduzir, da maneira mais próxima possível, as ações do mundo real: você rasga o pacote das figurinhas, procura o lugar correto para colar cada uma delas (não, não tem nehhum comando do tipo "Colar todas de uma vez") e ainda usa a rede mundial de colecionadores para trocar as repetidas. A única coisa que não dá mesmo para fazer é jogar bafo (ou bafo-bafo, bafinha, tabufa, dependendo da região onde você mora). E uma grande vantagem, para os não muito coordenados, é que não tem risco de colar uma figurinha torta.

Cada colecionador recebe, ao fazer o primeiro login, alguns pacotes de figurinhas com cinco figurinhas das 32 seleções que participam da Copa do Mundo da África do Sul. Cada página tem cromos de 11 jogadores, além é claro das figurinhas especiais. Quando foi lançado o jogo, eram dados dois pacotes, mas no álbum feito pelo UOL Tecnologia, ganhamos logo de cara cinco deles. Isso porque quem acaba de entrar no jogo recebe pacotes adicionais para ter tantos “cromos’’ quanto o grupo de colecionadores na liderança, assim todos os novatos têm a chance de alcançar os mais veteranos.

Facilidades "virtuais"

A cada acesso diário, você ganhará dois pacotes. Se você não se conectar todos os dias, não se preocupe, pois irá receber pacotes a mais até recuperar a cota diária (nada de ir à banca de jornal à toa).

Na área de trocas, o usuário adiciona os pedidos a partir dos itens que tem repetidos. Cada pedido ativo é cruzado automaticamente com os pedidos de outros jogadores. Quando há a combinação correta, o colecionador recebe um aviso na página inicial do jogo (isso aumenta a chance de você completar o álbum, sem precisar comprar pacotes em bancas de outros bairros ou recorrer ao Twitter e Orkut).

Você pode se juntar a até mais 11 amigos e formar a sua "seleção" de colecionadores. Em grupo, fica mais fácil trocar as figurinhas repetidas e compartilhar os códigos promocionais, fornecidos pelos patrocinadores da Copa.

Prêmio

Se você completar o álbum até 16 de julho deste ano, poderá concorrer a prêmios. Os 100 sorteados receberão uma edição especial do álbum, o de verdade, encadernado e com capa dura com cromos de todos os jogadores e estádios.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host