UOL Notícias Tecnologia

20/07/2010 - 11h55 / Atualizada 20/07/2010 - 16h45

Ataque hacker faz busca no Google ligar o Vaticano a página sobre pedofilia

Da Redação*

Usuários que buscaram termos ligados ao Vaticano no Google durante o último final de semana foram surpreendidos com o primeiro resultado dado pela ferramenta, o site www.pedofilo.com. A busca foi alterada após um ataque hacker, conhecido como Google Bombing. O erro de indexação já foi corrigido pelo Google, que pediu desculpas ao Vaticano pelo ocorrido.

O ataque foi realizado no sábado, um dia após o Vaticano anunciar novas regras sobre como irá lidar com acusações de abuso a crianças por padres e pessoas ligadas à Igreja Católica. O Vaticano tem sido sofrido críticas constantes pela postura tomada em relação aos casos de abusos cometidos por padres.

No Google Bombing, usuários concentram esforços para ligar frases ou termos a um site específico na web. Um ataque semelhante a esse fez com que buscas a respeito do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fosse ligado ao termo “falha miserável”. O primeiro ataque Google bombing aconteceu em 1999, quando uma busca pela frase “mais perverso que o próprio Satanás” dava como resultado a página principal da Microsoft.

*Com informações de agências
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host