UOL Notícias Tecnologia

12/01/2011 - 10h07 / Atualizada 04/04/2011 - 14h36

Campus Party aumenta participantes em edição com foco em sustentabilidade

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia
  • Área de acampamento da edição de 2010; evento contará com palestrantes internacionais

    Área de acampamento da edição de 2010; evento contará com palestrantes internacionais

Em sua 4ª edição, a Campus Party Brasil, evento que reúne fãs de tecnologia num acampamento nerd, terá 500 participantes a mais que no ano passado, além de palestrantes de peso do mundo tecnológico e de fora dele. As informações foram passadas pela organização do evento, em São Paulo, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12).

Outra novidade da Campus Party 2011 será o Campus Verde, um espaço de 176 m2 onde os participantes debaterão a sustentabilidade aliada à inovação tecnológica. "As discussões vão desde como descartar lixo eletrônico a até o desenvolvimento de hardware sustentável", explicou Mário Teza, diretor geral da Futura Networks. Além de palestras, haverá também produtos sustentáveis expostos.

Neste ano, serão 6.500 campuseiros presentes no evento – na edição do ano passado eram 6 mil – compartilhando uma conexão ultraveloz de 10 Gbps (Gigabits por segundo) – mesma banda fornecida pelo evento em 2010.

Segundo a organização do evento, as áreas de credenciamento e alimentação foram reorganizadas para melhor atender os campuseiros e visitantes.  Na edição do ano passado, para ter acesso a certos serviços era necessário pegar filas grandes. Além disso, o cardápio oficial do evento está com melhorias para pessoas com dietas restritivas. Quem fechou o pacote de comida (comercializado junto com o acampamento), pôde escolher algumas opções específicas. Para os campuseiros que tiverem problemas com seus computadores haverá, pela primeira vez em todas as edições, um serviço de help desk gratuito, que será prestado por uma empresa terceirizada.

Além de Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e vencedor do Nobel da Paz em 2007, a Campus Party 2011 contará com outros palestrantes de peso. Jon "Maddog" Hall, diretor executivo da Linux International; Steve Wozniak, cofundador da Apple; Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web; Ben Hammersley, editor especial da revista “Wired” no Reino Unido e diretor da primeira Campus Party nos Estados Unidos; Kul Wadhwa, diretor gerente da Wikimedia Foundation, e Stephen Crocker, do ICANN (sigla em inglês para "Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet").

Uma presença brasileira de destaque será a da cientista Tatiana Rappoport, doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que falará sobre as novas descobertas na área de nanomateriais -- como o grafeno -- com propriedades elétricas e magnéticas.

Premiação e surpresa

Na edição de 2011 haverá uma premiação de R$ 100 mil para o vencedor do concurso “Campuseiros inventam” – que é uma oportunidade dos participantes exporem protótipos e produtos tecnológicos.  A intenção do concurso é permitir que a invenção seja registrada e comercializada. Para isso, o vencedor terá um mentor que ajudará na adaptação do produto para o mercado.

Assim como edição mexicana da Campus Party, o Brasil contará com o Iron Geek, um concurso com diferentes provas-surpresa ao longo dos sete dias do evento. O nome da competição é uma brincadeira com a prova “Iron Man” de triatlon. O vencedor ganhará uma viagem de três meses para a Espanha, para trabalhar na Telefônica I+D (Investigación & Desarollo).

Vale lembrar que, embora as inscrições estejam esgotadas, é possível participar gratuitamente da área de exposições do evento, que conta com atrações especiais como o Campus Futuro e Batismo Digital.

Serviço

Campus Party Brasil 2011

De 17 a 23/01/2011
Das 10h às 22h (para visitantes; "campuseiros" poderão entrar a partir das 12h de 17 de janeiro)
Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo - SP)
Informações no site oficial ou pelo e-mail

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host