UOL Notícias Tecnologia

28/01/2011 - 13h18 / Atualizada 04/04/2011 - 14h18

Egípcios utilizam serviços alternativos para burlar bloqueio à internet, diz blog

Da Redação
  • Manifestantes egípcios entram em confronto com a polícia durante protestos no país

    Manifestantes egípcios entram em confronto com a polícia durante protestos no país

Nesta sexta-feira (28), o governo egípcio bloqueou os serviços de internet e as linhas telefônicas do país. Porém, segundo informa o blog americano Mashable, pouco antes do 'apagão' geral nos serviços de telecomunicações, vários usuários egípcios ainda conseguiam se comunicar pela internet por meio de webproxies e alguns aplicativos específicos de redes sociais.

Os webproxies são sites que, ao digitar um endereço de um serviço bloqueado, conseguem ‘enganar’ o sistema de segurança instaurado. De acordo com o blog americano, durante a semana, vários internautas do país estavam compartilhando no Facebook e no Twitter endereços desse tipo de serviço. Um deles é o proxy-service.de.

Quanto aos aplicativos, por usarem ‘formas diferentes de aceso a redes sociais’, alguns deles ainda funcionam. Dentre os que ainda conseguem realizar postagens estão o Twitter for Blackberry  e o UberTwitter – ambos utilizam uma rede específica da RIM, empresa que fabrica o BlackBerry.

Outra opção, esta utilizada por usuários de computadores convencionais, é o HootSuite. O programa permite que usuários do Twitter e Facebook leiam a postem mensagem sem a necessidade de acessar diretamente o site das redes sociais.

Usuários com mais conhecimento podem ainda baixar programas específicos para burlar o bloqueio ou usar VPNs (redes virtuais privadas). No Twitter , inclusive, há vários internautas que estão postando o endereço de VPNs gratuitas para ter acesso à internet.

  • Reprodução

    Usuários como o Texnomic fizeram um tutorial ensinando como furar o bloqueio à internet

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host