UOL Notícias Tecnologia

10/02/2011 - 12h54 / Atualizada 01/04/2011 - 18h37

Combate à pirataria bateu recorde em janeiro, afirmam associações

Da Redação
  • Em janeiro, a Polícia Civil e a Receita Federal realizaram uma operação em camelódromo no RJ

    Em janeiro, a Polícia Civil e a Receita Federal realizaram uma operação em camelódromo no RJ

Em janeiro, foram realizadas no Brasil 71 operações de combate à pirataria, com a retirada de 222,5 mil mídias falsificadas de circulação. O número de operações é 39% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Já o número de mídias apreendidas aumentou 137%. Os dados foram divulgados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e pela ESA (Entertainment Software Association) nesta quinta (10).

O Estado do Rio de Janeiro foi o que registrou maior saldo de mídias recolhidas, o equivalente a 170 mil CDs. No final de janeiro, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPI) realizou uma das maiores operações de combate à pirataria já feita no país.

Batizada de “Ilegal nunca mais”, a operação ocorreu no Camelódromo da Rua Uruguaiana e teve a participação de 220 pessoas, entre policiais, fiscais da Receita e oficiais de Justiça.

Internet

As ações incluem também o combate à pirataria online. Foram retirados do ar 32 sites, além de 2,1 mil anúncios, todos dedicados à venda de softwares falsificados.

“Todas essas iniciativas, em conjunto, derrubaram o índice de pirataria em 8% nos últimos cinco anos”, destaca Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da ABES.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host