UOL Notícias Tecnologia

11/02/2011 - 11h50 / Atualizada 12/08/2011 - 16h50

Google cria autenticação em dois passos para evitar invasão de contas por hackers

Da Redação
  • Verificação do Google utilizará celulares - só com o código enviado será possível autenticar login

    Verificação do Google utilizará celulares - só com o código enviado será possível autenticar login

O Google anunciou na quinta (10) que vai introduzir um passo a mais na autenticação de usuários de seus serviços para prevenir a invasão de contas.

Segundo mensagem no blog da empresa, nos próximos dias os usuários vão poder acessar essa nova função em um link na página de Configurações da conta. O próprio usuário vai configurar a verificação em dois passos, com ajuda de um guia que explicará todo o processo. Será possível utilizar a autenticação por no máximo 30 dias – depois disso, o usuário terá de passar novamente pelo processo.

Uma vez habilitada a nova autenticação, o usuário verá uma página extra que leva a um código quando efetua o login na conta. Depois de digitar a senha, o Google pode passar o código por ligação ou SMS. Haverá também a opção para gerar o código utilizando um aplicativo para Android, BlackBerry ou iPhone.

“É um passo a mais, no entanto é algo que melhora significativamente a segurança da sua conta Google. Isso porque exige a combinação de algo que você sabe – seu nome de usuários e senha – com algo que apenas você tem – seu celular”, explica Nishit Shah, gerente de produto da área de segurança do Google.

Para aplicativos utilizados fora de navegadores – principalmente em smartphones – será possível configurar uma opção para não passar pelo segundo passo de autenticação.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host