UOL Notícias Tecnologia

15/02/2011 - 18h34 / Atualizada 01/04/2011 - 17h45

Twitter e Facebook auxiliam liberdade de expressão no mundo, diz Hillary Clinton

Da Redação
  • Hillary Clinton, secretária de Estado norte-americana, fez discurso sobre liberdade na internet

    Hillary Clinton, secretária de Estado norte-americana, fez discurso sobre liberdade na internet

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, alertou governos autoritários nesta terça (15) para que não restrinjam a liberdade de uso da internet, dizendo que tal esforço repressivo é inútil. Ela ainda destacou a importância de redes sociais como o Twitter e Facebook como ferramentas de garantia à liberdade de expressão. As informações são da “BBC”.

De acordo com Hillary, os Estados Unidos estão comprometidos com a liberdade de internet, em seu primeiro pronunciamento desde a revolta no Egito.

O discurso ocorre depois de ativistas online organizarem protestos antigovernamentais em vários países do Oriente Médio.

"Esta é uma prioridade da política externa, que só vai aumentar em importância nos próximos anos", disse.

Repressão

Hillary anunciou que o governo dos Estados Unidos vai investir mais US$ 25 milhões para ajudar dissidentes online em suas lutas.

Ela apontou China, Síria, Cuba, Vietnã e Birmânia como países que repreendem a liberdade de discurso. A secretária de Estado norte-americana observou ainda que a tentativa do Egito em reprimir os manifestantes desligando a internet no país foi infrutífera.

“Sites de redes sociais como Twitter e Facebook são ferramentas importantes para dar voz às aspirações do povo”, destacou.

Ela anunciou que o Departamento de Estado norte-americano vai criar contas no Twitter em chinês, russo e hindi, somando-se a um conjunto de perfis em francês, espanhol, árabe e persa já existentes.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host