UOL Notícias Tecnologia

22/02/2011 - 12h38 / Atualizada 01/04/2011 - 17h04

Agência de notícias estatal chinesa lança ferramenta de buscas própria

Da Redação

A principal agência de notícias do governo chinês lançou nesta terça (22) seu próprio site de buscas, que traz aos usuários resultados previamente censurados. As informações são do “Huffington Post”.

A agência de notícias Xinhua está operando em parceria com a operadora China Mobile, também estatal. O novo buscador foi batizado de Panguso.

A parceria dá ao Partido Comunista uma nova ferramenta para tentar controlar o que público da China acessa na internet. O país tem mais de 420 milhões de internautas.

Analistas da indústria dizem que o site de buscas pode ser comercialmente viável, pois tanto a agência Xinhua quanto a China Mobile possuem uma base ampla de assinantes no país.

No entanto, é improvável que o Panguso ameace o líder Baidu, que detém mais de 75% do mercado chinês de busca.

O Google ocupava o posto de segundo site de buscas mais utilizado na China até agosto do ano passado. A empresa encerrou o serviço censurado no país em março, redirecionando resultados para a ferramenta de Hong Kong. Em junho do ano passado, a empresa entrou em acordo com o governo chinês para não mais redirecionar os usuários aos servidores de Hong Kong.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host