UOL Notícias Tecnologia

01/03/2011 - 07h01 / Atualizada 31/03/2011 - 16h06

Feira tecnológica Cebit 2011 embarca na febre dos tablets e promete invenções futuristas

Da Redação
  • Nos preparativos da Cebit 2011, expositora mostra o tablet Slide, da fabricante Asus

    Nos preparativos da Cebit 2011, expositora mostra o tablet Slide, da fabricante Asus

A Cebit 2011, um dos maiores eventos em tecnologia do mundo, começa nesta terça (1º) em Hanover, na Alemanha, com a promessa de retomar o foco em produtos e serviços para consumidores finais, sem deixar de lado “invenções futuristas”. A feira, que vai até 5 de março, terá cobertura completa do UOL Tecnologia.

Se na edição 2010 um dos principais destaques foram os leitores de livros eletrônicos e computadores híbridos, a expectativa neste ano é a chegada de novos tablets - febre iniciada com o iPad, da Apple. A Fujitsu poderá lançar um modelo com Intel Oak Trail e Windows 7. Outra fabricante que deve apresentar novos tablets é a MSI.

A feira dedica um pavilhão, entre os 20 existentes, para tecnologias concebidas por universidades alemãs. Entre as invenções, estão os minirrobôs movidos pelo poder do pensamento: estudantes da Universidade de Bremen criaram uma interface com a qual pessoas podem comandar robôs com suas ondas cerebrais.

A preocupação com tecnologias “verdes”, ecologicamente sustentáveis, também faz parte do evento: um dos inventos desta edição é o primeiro mouse biodegradável, feito de materiais naturais e que não usa PVC em seu cabo.

Há ainda soluções na área de saúde. A feira terá o “Personal Trainer Eletrônico”, que não só demonstra os exercícios como motiva o aluno a praticá-los, usando um avatar.

  • Efe

    Neste ano, o país convidado da Cebit 2011 é a Turquia, que levará 90 empresas ao evento

Na área de jogos, haverá demonstração do novo Xperia Play, misto de game e celular, do Kinect, console que controla jogos com movimentos do corpo, e do Nintendo 3DS, que dispensa óculos para as imagens tridimensionais.

Futuro do 3D
Nesta edição, visitantes poderão conferir novas tecnologias 3D – como dispositivos que apresentam as imagens sem necessidade de óculos especiais para vê-las.

Uma das atrações será a “cybersala de aula”: a combinação de imagens tridimensionais com realidade virtual para alunos aprenderem conceitos difíceis de serem explicados sem imagens em física, matemática e biologia.

São esperados mais de 330 mil visitantes na feira de tecnologia, que terá 4.200 empresas expositoras de 70 países. Neste ano, o país convidado é a Turquia, que levará 90 empresas para o evento.

A abertura do evento terá participação da chanceler alemã, Angela Merkel, e o diretor-executivo da IBM, Samuel J. Palmisano.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host