UOL Notícias Tecnologia

14/03/2011 - 11h17 / Atualizada 31/03/2011 - 14h51

Mapa mostra como comentários no Facebook sobre o terremoto no Japão se espalharam

Da Redação

O Facebook publicou em sua página oficial de ajuda em desastres globais mapas com a evolução dos comentários sobre o forte terremoto seguido de tsunami que ocorreu no Japão na última sexta (11). Ao mostrar a viralidade com que a notícia do desastre atingiu a rede social, o Facebook espera incentivar os usuários a espalharem informações sobre como ajudar o país.

Como a notícia foi espalhada no Facebook
Veja Álbum de fotos

Segundo a “BBC”, foram coletadas informações de mais de 4,5 milhões de atualizações de status de cerca de 3,8 milhões de usuários. As palavras rastreadas nas mensagens foram “Japão”, “terremoto” e “tsunami”.

É a primeira vez que a rede social mostra a evolução de atualizações por tempo e local. No Brasil, as primeiras mensagens sobre o desastre no Japão chegaram aos perfis no Facebook no dia 11, às 2h42 no fuso horário do Pacífico (ou 6h42 no horário de Brasília).

Vários sites, além do Facebook, reúnem informações para ajuda ao país. O principal deles é o Google Crisis Response, página que reúne informações sobre boletins de desastre, funcionamento de trens, blecautes, mapas úteis, últimas notícias e telefones de emergência. Outro site disponível pelo Google é o Person Finder, para quem procura desaparecidos ou deseja informar o paradeiro de pessoas.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host