UOL Notícias Tecnologia

22/03/2011 - 10h28 / Atualizada 29/03/2011 - 16h01

'Inspirado no Facebook', Orkut libera o botão 'gostou' para alguns usuários

Da Redação
  • Orkut estreia botão curtir na rede social; recurso ainda não está disponível para todos

    Orkut estreia botão curtir na rede social; recurso ainda não está disponível para todos

O Google liberou nesta segunda-feira (21) o botão “gostou” para alguns usuários do Orkut. O recurso se assemelha muito ao botão “Curtir” utilizado no Facebook. A novidade já havia sido anunciada no último dia 11 de março.

O botão ‘gostou’ funciona da seguinte maneira: a cada atualização de amigos de um usuário, ele poderá ‘aprovar’ ou não o conteúdo da mensagem. Além disso, ele pode escolher entre 11 emoticons pré-configurados para expressar o que ele achou do update. De acordo com o blog oficial do Orkut, todos os emoticons utilizados no Gtalk (serviço de mensagem instantânea do Google) funcionarão na caixa de mensagens.

Como no Facebook, a rede social do Google mostrará a lista de pessoas que também gostaram do scrap (recado) ou da atualização feita no Orkut.

A rede social, em post no blog oficial, disse que alguns usuários do novo Orkut terão uma nova forma para visualizar imagens (as fotos ficarão em tela cheia) e que as principais funções do site ficarão em uma barra de menu lateral, para facilitar a navegação entre scraps e informações do perfil. 

Na nova interface do Orkut será possível ainda visualizar melhor, por exemplo, informações de atualizações que o usuário gostou, os selos, depoimentos, fotos e vídeos recentes. A imagem de exibição também ficará maior – inclusive, a rede social aconselha que usuários da rede coloquem imagens com definição melhor.

A empresa não detalhou quando esses recursos estarão disponíveis para todos os usuários.

Facebook x Orkut

A mudança indica uma preocupação da rede social do Google em relação ao avanço do Facebook  no Brasil. Segundo dados da comScore de fevereiro deste ano, o Orkut ainda é líder no Brasil -- detém 78% dos usuários de sites sociais no país.

No entanto, o site teve crescimento de apenas 28% no número de visitantes únicos em dezembro de 2010 comparado com o mesmo mês de 2009. O número é pequeno quando comparado ao Facebook, que apresentou um aumento de 258% (mais que triplicou) na mesma data.

Caso o Facebook mantenha essa taxa de crescimento, pode ultrapassar o Orkut em número de visitantes únicos até o final de 2011.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host